espaço de trabalho

Quando o assunto é produtividade no local de trabalho, há um aspecto importante que costuma cair no esquecimento – a organização do espaço. Não é raro ouvirmos falar de gestão de tempo, priorização ou até mesmo de técnicas inovadoras para manter a comunicação entre a equipa, mas de nada nos serve aplicarmos Todas estas técnicas, se não disponibilizarmos para os nossos trabalhadores um espaço devidamente organizado.

Neste artigo vamos partilhar consigo algumas dicas para que possa aumentar a produtividade da sua empresa, através de uma ocupação mais eficiente do espaço, passando pela decoração e materiais de revestimento.

1. Criação de uma estrutura inteligente


O primeiro passo para criarmos um local de trabalho mais produtivo é entendermos como é que os nossos colaboradores vão usar esse mesmo espaço. Se os nossos trabalhadores passarem muito do seu dia ao telefone com os nossos clientes, não faz sentido termos um design de escritório em open space. Neste caso, umas divisórias com bom isolamento acústico irão melhorar significativamente a qualidade do espaço de trabalho.

Entenda quais são as tarefas que ocupam a maior parte do dia das pessoas que irão usar aquele espaço de trabalho, para que este possa ser desenhado de acordo com as suas reais necessidades.

2. Escolha as cores certas para o espaço de trabalho

As cores que optamos na decoração do escritório, podem mudar completamente os níveis de produtividade, e o estado de espírito dos colaboradores.

Por outro lado, um escritório que é uma enorme sala em branco, pode parecer um bocadinho impessoal e pouco acolhedor. Optar por decorações de parede estratégicas, dá-nos a possibilidade de melhorar a forma como os colaboradores se sentem, e consequentemente aumentar a produtividade.

Verifique o impacto que as cores da decoração podem ter em quem trabalha nos diferentes espaços:

  • Azul – esta é uma cor que provoca uma sensação de relaxamento e calma. É por isso é uma excelente cores para aumentar a produtividade no local de trabalho .
  • Verde – espaços dominados pela cor verde são excelentes para quem precisa de trabalhar durante longas horas. Esta cor ajuda a que os colaboradores se mantenham frescos e eficientes durante mais tempo.
  • Amarelo – por estar bastante associada à criatividade, esta cor é mais indicada para escritórios de arquitetura, designers, artistas e outras profissões em que os profissionais devem ser criativos. Para além disso é a cor do otimismo e da felicidade.
  • Vermelho – por estar muito ligada às emoções e à paixão, o vermelho é a melhor cor para espaços de trabalho que exijam fisicamente dos colaboradores. Contudo, por ser uma cor estimulante, não é a mais indicada para trabalhos que exijam tranquilidade, como o departamento de resolução de conflitos, da sua empresa.

3. Opte por soluções criativas para a organização dos cabos

Para além do risco causar acidentes de trabalho, ou danos no equipamento, o escritório cheio de cabos por todos os lados, cria alguma desorganização visual que dificulta a concentração.

Por isso tenha particular atenção a forma como os cabos estão dispostos no local de trabalho, e opte por soluções criativas para a organização dos mesmos.

organização espaço trabalho
Já conhece o cão que nos ajuda a organizar os fones de ouvido, impresso em 3D?

4. Opte por móveis funcionais no espaço de trabalho


O recurso a este tipo de mobiliário no espaço de trabalho aumentou consideravelmente nos últimos anos. Isto porque eles facilitam o acesso aos materiais necessários, ao mesmo tempo que promovem a organização e embelezam o espaço.

Eles ajudam também a tirar partido de áreas geralmente pouco utilizadas, como as paredes, e dispensam o recurso a armários robustos, que tornam o espaço mais pesado.

Se sentir que está na hora de dar uma nova vida ao mobiliário do seu escritório, saiba como é que o podemos ajudar a dar uma segunda vida aos móveis que já tem, otimizando-os!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Com dúvidas?