poupar água

Venha conhecer as nossas dicas preferidas para poupar água na sua empresa.

A água é um recurso essencial é indispensável à nossa sobrevivência e a nossa vida no planeta terra. Apesar de 70% da superfície do nosso planeta ser coberto por água, menos de 3% é potável e apenas 0,04% está em disponível para consumo.

Todos nós temos um papel fundamental na preservação, e na gestão eficiente dos recursos naturais, mas as empresas, devido à sua dimensão e impacto, tem uma obrigação ainda maior de ser responsáveis.

Fique conhecer as nossas dicas para poupar água dentro da sua empresa!

1. Torne o consumo consciente parte da cultura da empresa.

O primeiro passo para tornar a gestão sustentável dos recursos uma prioridade de todos dentro da empresa, esta preocupação estar também refletida dentro da cultura interna. Quando as empresas assumem o compromisso de educar e desenvolver projetos em torno dos hábitos sustentáveis, tem uma maior probabilidade de conseguir envolver os colaboradores nas suas campanhas, e o mesmo acontece com a utilização da água.

2. Conheça os vossos níveis de consumo.

Antes de definir estratégias para poupar, e reduzir a utilização de água, é importante conhecer qual a quantidade que está a ser utilizada, e para que efeitos. Então, analisem a quantidade de água gasta na produção, no uso dos funcionários, por exemplo na cantina e nas casas de banho, etc. Ao mapear de que forma é que a água está a ser utilizada e para que efeitos, é mais fácil detetar focos que precisam de intervenção rápida, e definir quais as estratégias a implementar para a redução do consumo.

3. Comece com pequenos passos.

Independentemente da indústria, do tipo de empresa, e do número de funcionários, existem algumas as formas simples de reduzir a quantidade de água utilizada. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Para eventos, ou reuniões, optem por usar água da torneira engarrafada, em vez da água mineral.
  • Se for possível, coloquem garrafas de água dentro de cisternas, ou autoclismos, para reduzir a quantidade de água desperdiçada a cada utilização.
  • Façam apresentações, ou conferências, internas para consciencializar sobre os hábitos sustentáveis na utilização de recursos, como a água, e partilhem dicas de como economizar a água dentro da estrutura da empresa.
  • Caso tenham uma copa, ou cantina interna, incentivem a que seja lavada a louça de várias pessoas ao mesmo tempo. Talvez possam criar um sistema de rotatividade entre os colaboradores.
  • Sempre que sobrar água num copo, ou numa garrafa, vez de a deitar fora, utilizem na para regar as plantas que existirem no escritório.

4. Coloque sinalética no espaço com orientações para poupar água.

Ao colocarmos sinais e placas com orientações, ou lembretes, para o uso consciente da água, gostaríamos aumentar a probabilidade dos colaboradores se recordarem de cumprir estas indicações. E estes sinais não precisam de ser autoritários, ou aborrecidos. Com um bocadinho de humor toda a gente Estará mais disposta a colaborar.

Pode por exemplo, colocar junto das torneiras um aviso para que se lembrem de as fechar corretamente, quando não estiverem em utilização. Pode pedir que não deitem lixo, ou objetos, para dentro das sanitas, uma vez que isto contribui para um gasto maior de água. E até se na sua empresa houver uma zona de duches, pode colocar um lembrete simpático a recordar que, quanto mais rápido este for, menos água será desperdiçada.

5. Tenha atenção a manutenção dos seus equipamentos.

Toda a gente sabe que as fábricas, indústrias, são dos maiores consumidores de água disponível no planeta. Ao cuidarmos bem dos equipamentos que já temos, eles vão durar mais tempo, e precisarão de ser substituídos com menos frequência. Assim, estará não só a economizar dinheiro, como também a cuidar do planeta.

Além disso, poderá também investir em alguns equipamentos que ajudam no controle do consumo de água de forma mais eficaz. Por exemplo, substituir as torneiras por outras com uma pressão mais elevada e arejadores. Estas vão aumentar o volume do fluxo de água, sem que isso signifique um consumo maior. Poderá também colocar sensores em algumas torneiras, para se certificar de que estas não ficam abertas, quando não estão a ser utilizadas.

Tudo isto não implica que deixe de rever periodicamente todos estes equipamentos, especialmente para evitar que existam gotas, ou vazamentos, que impliquem um consumo desnecessário deste recurso.

6. Se puder aproveite a chuva para poupar água.

Já existem diferentes sistemas de captação, que permitem que se utilize a água da chuva para utilizar dentro da empresa. Embora isto possa implicar algum investimento inicial, este pode ser facilmente recuperado longo prazo, uma vez que a água da chuva é grátis!

7. Seja criativo, e pense em formas de reutilizar a água.

Muita da água que gasta pode estar em condições de voltar a ser utilizada. Por exemplo, a água que usamos para lavar as mãos, pode estar em perfeitas condições para ser reutilizada uma descarga de autoclismo.

Então, avalie quais são as possibilidades que existem para reutilizar água internamente.

gráfica porto workstation

    Como nos encontrou?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

    Com dúvidas?