Sabe o que é o branding? Venha conhecer mais sobre esta ferramenta essencial para o sucesso da sua marca e da sua empresa.
Nunca como hoje os consumidores estiveram tão atentos às marcas. Eles esperam delas não só qualidade dos seus produtos, mas também que estas sejam um agente de mudança em que vivemos. Os seus clientes estão a observar cada um dos seus movimentos, e a todo momento estão a criar suposições sobre a marca, e contribuir para a construção de sua reputação.
Para estar no controlo da narrativa da sua marca, é preciso pensar, e repensar, cada uma das suas ações com o máximo cuidado, e criar uma estratégia sólida que orientará a marca ao longo dos próximos anos.
Neste artigo ficará a perceber melhor o que é o branding, e também a conhecer algumas estratégias deve começar hoje a pôr em prática.
O que é o branding?
O conceito de branding pode ser definido como as formas de gestão das estratégias de uma marca. O branding, então, define como a marca é, os seus elementos, bem como a sua identidade visual, e também as ações a realizar em prol da imagem da marca. Ele define como é que determinada marca deve ser planeada, estruturada, gerida e promovida.
Ele define o seu posicionamento, como é que vai aumentar a sua relevância no mercado, e aumentar a sua visibilidade mantendo a sua reputação
O que é uma marca?
Uma marca vai muito para lá do logotipo, nome ou identidade visual da sua empresa. Ela é um conjunto de sentimentos e experiências que o público têm ao longo do tempo com determinada empresa. Isto é um processo muitas vezes individual, uma vez que cada a pessoa pode percecionar a mesma marca de forma diferente.
É através dos esforços de branding que estes sentimentos e experiências são trabalhados junto do público.
Qual é a diferença entre branding e marca?
Enquanto a marca funciona como um símbolo que representa a empresa, e transmite uma série de conceitos que são absorvidos de forma individual pelos consumidores, o branding é o conjunto de estratégias a implementar para construir o conceito da marca.
Resumindo, a marca é o resultado do branding, que trabalha de forma estratégica para posicionar a marca.
Qual é a importância do branding?
No mundo Global como o nosso cada vez mais as marcas enfrentam desafio para fazerem Face a concorrência. Oferecer uma proposta de valor diferenciada, inserida no grande propósito da empresa é hoje é imprescindível para a longevidade de qualquer marca.
Estudos demonstraram-nos que quando uma marca consegue conectar-se verdadeiramente com o seu consumidor através do seu propósito, a percepção de preços muda. 67% dos entrevistados indicaram estariam dispostos a comprar produtos de uma marca que se conecte com eles através de um propósito comum e que pagariam mais por isso.
Recorrer a estratégias de branding para posicionar uma marca com personalidade e propósito, vai lhe permitir criar relacionamento próximo com os seus consumidores, as suas histórias e as suas causas.
5 Estratégias de branding para aplicar no seu negócio
Agora que já entendeu a relevância do branding para o sucesso da sua empresa, vamos partilhar consigo estratégias que pode começar a implementar já hoje.
1. Crie uma identidade visual
A identidade visual é fundamental para o sucesso de uma marca. Ela que permite que o seu cliente o identifique em diferentes contextos, e que a sua marca crie uma impressão permanente na sua memória.
A identidade visual da sua marca deve se conectar com os seus valores, bem como a imagem que pretende transmitir. E a sua utilização de forma coerente é vital.
2. Proporcione experiências
Hoje em dia não basta entregar apenas o produto encomendado pelo cliente. Há muito tempo que a entrega de um produto ou serviço de qualidade, no tempo esperado, passou a ser considerado, pelos consumidores, o mínimo esperado.
Precisamos de criar experiências que ultrapassem todas as expectativas com o objetivo de atrair, conquistar e fidelizar os clientes.
Estas experiências geram respostas emocionais que fazem com que o consumidor crie vínculos afetivos com a marca, e não só se torna um cliente fiel como também promova os seus produtos a sua rede de contatos.
3. Marketing de conteúdo
Com a crescente presença online das marcas o marketing de conteúdo é uma estratégia indispensável nos dias de hoje. Ao partilhar de informações e conteúdos relevantes para o seu cliente estará não só a atrair possíveis leads, como também a fixar o conceito da sua marca na mente dos seus clientes.
4. Mova-se por uma causa
Como já referimos anteriormente, os consumidores procuram, estão dispostos a pagar mais, por marcas que partilham dos seus valores e defendem causas sociais.
Estas causas podem ir desde problemas sociais emergentes, defesa dos direitos humanos ou até preocupações de ordem ambiental e da sustentabilidade, como é o caso da WorkStation.
5. Tenha uma presença digital
Na atualidade é impensável que uma marca não esteja presente online. Independentemente de qual for a sua área de atuação, estabelecer uma presença digital vai permitir estabelecer um contacto mais próximo com o seu público, e potenciais clientes.
O melhor é mesmo estudar algumas formas de integrar os seus esforços de marketing offline com os online.