briefing

Quando chega a hora de criar uma campanha publicitária para o seu negócio, não sabe por onde começar? O ideal é mesmo começar pela construção do Briefing.

O Briefing de uma campanha publicitária é um resumo das tarefas que serão realizadas. Ele tanto pode ser utilizado apenas para si, como estratégia de organização, ou para comunicar os diferentes passos da campanha a outras pessoas envolvidas no processo.

Criar um briefing é muito fácil, se forem usadas as técnicas corretas. Venha descobrir, passo a passo, como organizar o Briefing da sua próxima campanha publicitária.

O que é um Briefing?

O Briefing é a primeira etapa na criação de uma campanha, ou plano de marketing. Este documento é utilizado para descrever o produto/serviço que será promovido, as ações a tomar, a estratégia de comunicação da estratégia de marketing e os diferentes prazos a cumprir ao longo do desenvolvimento do projeto. Todos os detalhes do projeto devem ficar descritos no briefing, para que nada falhe.

Porque é que o Briefing é tão importante?

O Briefing é essencial para a criação de uma campanha de marketing de sucesso. Todo o projeto será tão bem sucedido quanto o quão bem feito for este documento, e por isso não deverá nunca saltar esta etapa!

Estes são os principais benefícios de criar um briefing para a sua campanha de marketing:

  • Organização – O briefing tem como objetivo agrupar todas as informações mais relevantes sobre o produto/ serviço a promover, bem como os objetivos da campanha. Assim, terá sempre à mão todas as informações essenciais que não se deve esquecer durante a parte criativa, ou de produção dos elementos da campanha.
  • Inspiração – As informações sobre o produto, a história da marca, o cliente e as referências a seguir, que devemos colocar no briefing, serão as linhas orientadoras e a inspiração a seguir em todos os momentos da criação da campanha.
  • Planeamento – Este documento irá conter os diferentes prazos em que cada parte do projeto deve estar concluída para atingir o resultado final dentro do prazo esperado. Assim conseguirá ter a certeza de que tudo está a correr conforme o planeado, e conseguir gerir imprevistos.

Comece por recolher a informação necessária

Nenhum briefing estará completo sem fazermos toda a pesquisa necessária. Por isso, comece por fazer uma breve pesquisa e reúna toda a informação necessária antes de começar. Poderá começar por recolher os seguintes dados:

  • Dados de caracterização da empresa e área de negócio,
  • Posicionamento da empresa,
  • Identificação do projeto (por exemplo: estratégia de marketing, branding, campanha de marca, promoção, criação de uma página web),
  • Objetivo do projeto,
  • Caracterização do público alvo,
  • Descrição das tarefas,
  • Orçamento,
  • Materiais necessários.

Após recolher esta informação estará mais seguro para começar a elaborar o seu briefing. Iremos agora ver passo a passo os diferentes componentes do Briefing, e as perguntas às quais este deve responder. Poderá ter que fazer alguma pesquisa, ou realizar alguns questionários para encontrar as respostas que melhor irão servir o propósito da campanha que irá criar a partir deste briefing.

1 – Informações sobre o Produto/serviço

A primeira parte do seu briefing deve ser toda sobre o produto ou serviço que irá ser publicitado na sua campanha. Para isso, responda às seguintes questões:

  • Qual o nome do produto/ serviço?
  • Qual é a sua história?
  • Como é produzido? (matéria-prima e processos)
  • Qual a capacidade de produção? É possível ter unidades disponíveis para grandes massas, ou é um produto mais de nicho?
  • De que forma é que este produto/ serviço é consumido?
  • Quais são os problemas/ dores/ necessidades que são satisfeitas por este produto?
  • Quais são os seus principais pontos diferenciadores?
  • Quais são os pontos positivos e negativos?
  • Qual é o seu impacto ambiental? É amigo do ambiente?
  • Como é que o produto é visto no mercado?
  • Qual o preço médio do produto no mercado?
  • Qual a relação custo-benefício?
  • Como é que o produto é comercializado?

2 – Informações sobre o Público-alvo

Para a criação de uma campanha publicitária de sucesso, é fundamental que o seu briefing inclua o maior número de informação possível sobre a pessoa a quem a campanha se irá destinar, ou seja, o seu cliente. Recolha algumas informações como:

  • Faixa etária,
  • Género,
  • Classe social,
  • Nível de escolaridade,
  • Localização geográfica,
  • Profissão,
  • Hábitos de consumo (frequência, periodicidade, quantidade, preferências etc.),
  • Motivações para o consumo. Porque é que alguém opta por aquele produto/ serviço e não outro?
  • Nível de consciência sobre a necessidade do produto/ serviço,
  • Possíveis objeções à compra,
  • Papel exercido no processo de compra (usuário, influenciador, comprador, decisor).

3 – Perfil do Mercado

Para poder publicitar um produto num determinado mercado, é importante conhecer bem como esse mercado funciona, e de que forma é que o nosso produto/ serviço se insere nele.

  • Qual o tamanho do mercado?
  • Como ele se organiza?
  • Qual é o Market Share da empresa?
  • Existe sazonalidade no mercado em que a empresa está inserida?
  • O mercado apresentou evolução nos últimos anos?
  • O mercado está sob quais influências? (política, econômica, regional, sazonal, demográfica etc.)

4 – Análise da Concorrência

Antes de planear a sua campanha de marketing, é importante que analise o que está a ser feito pela concorrência, para que se possa destacar deles. Então, inclua no seu briefing:

  • Que empresas lideram o mercado?
  • Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos?
  • Quais são os preços praticados pela concorrência?
  • Quais as vantagens e desvantagens dos produtos concorrentes?
  • Quais os fatores diferenciadores da empresa em relação aos seus concorrentes?
  • Quais as principais estratégias de marketing e comunicação da concorrência?
  • Qual é o Market Share das empresas concorrentes?
  • Como é que os concorrentes se posicionam no mercado?

5 – Defina os Objetivos

Nenhuma campanha pode ser bem sucedida, se não soubermos o que é que esperamos obter como resultados. Este é o momento em que coloca no seu briefing os resultados que espera obter desta campanha. Ficam aqui alguns exemplos:

  • Aumentar o Market Share,
  • Tornar-se a marca/ produto de referência,
  • Reforçar a imagem da marca,
  • Posicionar a marca no mercado,
  • Lançar um novo produto,
  • Aumentar as vendas do produto.

6 – Estratégias de comunicação e canais a utilizar

Chegamos ao ponto em que irá definir em concreto no que vai consistir a campanha e quais vão ser os canais de comunicação a utilizar.

  • Qual é a mensagem que deve ser comunicada?
  • O que é que não deve ser dito?
  • Quais as ferramentas de comunicação a utilizar?
  • Qual será a abordagem criativa?
  • Quais vão ser os canais de comunicação a utilizar? (TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, internet, etc.)
  • Quanto tempo vai durar a campanha?

7 – Defina o Orçamento

Aqui deve estabelecer qual a verba disponível para cada um dos componentes da campanha, para ter a certeza de que não ultrapassa o orçamento total da campanha.

8 – Crie um Cronograma

Nesta etapa final do seu briefing deve estabelecer um prazo para que o projeto final esteja concluído, bem como datas limite para cada uma das ações a realizar. Assim, irá conseguir manter-se no controlo da situação, e saber se tudo está a decorrer como o esperado.

No final, otimize e reveja o seu documento de briefing

Quando terminar de redigir o seu briefing, é importante que o reveja e que otimize o documento, para ele se tornar ainda mais claro. Se for partilhar o seu briefing com outras pessoas envolvidas no projeto, é importante que todas elas consigam entender toda a informação que lá está presente, para que não existam falhas de comunicação.
Preste atenção nestes pontos principais:

  • Remova a linguagem demasiado técnica. É importante que a linguagem usada seja de fácil compreensão para todos os que irão usar o seu briefing como instrumento de trabalho,
  • Mantenha uma estrutura lógica. Não há nada pior do que um briefing desorganizado. Siga a estrutura que apresentamos neste artigo para facilitar a organização.

Boas campanhas!

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