
Garantir uma comunicação clara, em que a Identidade Visual da sua marca é consistente ao longo de todas as suas campanhas é fundamental para assegurar o sucesso dos seus esforços publicitários.
Neste artigo vamos partilhar consigo quais os diferentes fatores a ter em conta, para garantir que a identidade da sua marca é respeitada em cada um dos seus projetos gráficos.
O que é a Identidade Visual de uma marca?
A Identidade Visual é a combinação dos diferentes elementos visuais que estão associados à sua marca e que espelham quem ela é. Fazem parte da Identidade Visual os mais diferentes elementos, que vão desde as cores, tipos de letra, elementos gráficos e até frases, como o seu slogan.
A utilização de forma consistente destes diferentes elementos permite que a sua marca, e as suas campanhas se fixem na memória do seu público, de forma clara e objetiva, mas também transmitem uma série de mensagens inconsistentes, que espelham a missão, os valores e a identidade da marca.
Por mais simples que possa parecer, não é raro vermos, mesmo marcas com mais experiência, cometerem erros no que toca a obedecerem aos princípios básicos da sua identidade visual.
Benefícios de se manter fiel à sua identidade visual
Quando a identidade visual de uma marca é definida de acordo com objetivos específicos para a marca, ela tem a capacidade de despertar sensações e transmitir mensagens aos seus clientes. Desta forma, garantir que se mantém fiel aos elementos já definidos na identidade da sua marca, vai-lhe permitir potencializar os objetivos de cada um dos seus projetos gráficos.
Para além disso, uma marca consistente é facilmente reconhecida, e transmite uma mensagem de confiança e de previsibilidade para os seus clientes. Eles vão saber que podem confiar em si, porque já sabem o que esperar.
É este tipo de impacto que quer causar no seu público: uma identidade visual que transparece a sua missão e se torna reconhecível em qualquer lugar.
Se ainda não tem a identidade criada
Embora a Identidade Visual de uma marca seja geralmente criada por designer, ou outro especialista, também pode criar a identidade visual da sua marca.
Para tal, responda a estas cinco perguntas essenciais :
- Como é que descreveria o seu produto?
- Como é que quer que o seu público o identifique?
- Quem é o seu público?
- Qual é o seu fator diferenciador?
- Quem são os seus concorrentes?
E depois, defina cada um dos elementos da identidade visual que se seguem.
Elementos da Identidade Visual que deve manter coerentes.
Tipo de Letra
O tipo de letra (ou fonte) é um dos elementos mais importantes da identidade visual da sua marca. É ele que nos diz quem é que a sua marca é!
As diferentes famílias de tipos de letra transmitem emoções diferentes nos clientes, logo à primeira vista. Por exemplo, as que se assemelham mais a uma escrita à mão, transmitem um ar de sofisticação e classe, enquanto as mais à máquina demonstram objetividade e clareza.
Certifique-se de que se mantém fiel ao tipo de letra já definido para os seus títulos, e corpo de texto, qualquer que seja o seu projeto gráfico.
As Cores
Não é novidade que as cores transmitem um conjunto de informações ao nosso cérebro, pois não? Elas despertam os nossos sentidos, ativam as nossas memórias e representam conceitos a uma velocidade espantosa.
Quando associadas a marcas, as cores informam-nos o que esperar dela, e para quem é que ela é. Transmitem-nos informações sobre o valor dos produtos, as suas origens e muitas outras informações valiosas.
De forma geral, quando associadas a marcas, as cores transmitem-nos as seguintes mensagens:
- Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade
- Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade
- Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela
- Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.
As cores da sua marca são importantes, e por isso os seus projetos gráficos devem seguir a paleta de cores previamente definida.
As formas
Por último, mas não menos importante, as formas geométricas que fazem parte da sua identidade visual, também possuem o poder de despertar diferentes conceitos na mente dos seus clientes.
Alguns exemplos do que as formas geométricas mais comuns transmitem:
- Os quadrados – objetividade e racionalidade.
- Os triângulos – expressam uma ideia de crescimento, organização e conexão com o divino.
- Os círculos – dão a impressão de algo completo, mas que não tem fim, algo atemporal e infinito.
Como garantir a coerência da sua Identidade Visual
Uma identidade visual bem estudada, e definida de acordo com o posicionamento pretendido para a marca, é fundamental para que esta se fixe na memória do cliente e lhe transmita uma sensação de confiança.
Certifique-se de que obedece à identidade Visual da sua marca em toda a sua comunicação, nos mais diferentes formatos, tais como:
- Outdoors e painéis
- Flyers e panfletos
- Embalagens e rótulos
- Envelopes, papéis timbrados, adesivos, canetas, etc.
- Imagens divulgadas nas redes sociais
- Layouts de sites e assinaturas de conteúdos em outros canais