identidade visual

Garantir uma comunicação clara, em que a Identidade Visual da sua marca é consistente ao longo de todas as suas campanhas é fundamental para assegurar o sucesso dos seus esforços publicitários.

Neste artigo vamos partilhar consigo quais os diferentes fatores a ter em conta, para garantir que a identidade da sua marca é respeitada em cada um dos seus projetos gráficos.

O que é a Identidade Visual de uma marca?

A Identidade Visual é a combinação dos diferentes elementos visuais que estão associados à sua marca e que espelham quem ela é. Fazem parte da Identidade Visual os mais diferentes elementos, que vão desde as cores, tipos de letra, elementos gráficos e até frases, como o seu slogan.

A utilização de forma consistente destes diferentes elementos permite que a sua marca, e as suas campanhas se fixem na memória do seu público, de forma clara e objetiva, mas também transmitem uma série de mensagens inconsistentes, que espelham a missão, os valores e a identidade da marca.

Por mais simples que possa parecer, não é raro vermos, mesmo marcas com mais experiência, cometerem erros no que toca a obedecerem aos princípios básicos da sua identidade visual.

Benefícios de se manter fiel à sua identidade visual

Quando a identidade visual de uma marca é definida de acordo com objetivos específicos para a marca, ela tem a capacidade de despertar sensações e transmitir mensagens aos seus clientes. Desta forma, garantir que se mantém fiel aos elementos já definidos na identidade da sua marca, vai-lhe permitir potencializar os objetivos de cada um dos seus projetos gráficos.

Para além disso, uma marca consistente é facilmente reconhecida, e transmite uma mensagem de confiança e de previsibilidade para os seus clientes. Eles vão saber que podem confiar em si, porque já sabem o que esperar.

É este tipo de impacto que quer causar no seu público: uma identidade visual que transparece a sua missão e se torna reconhecível em qualquer lugar.

Se ainda não tem a identidade criada

Embora a Identidade Visual de uma marca seja geralmente criada por designer, ou outro especialista, também pode criar a identidade visual da sua marca.

Para tal, responda a estas cinco perguntas essenciais :

  • Como é que descreveria o seu produto?
  • Como é que quer que o seu público o identifique?
  • Quem é o seu público?
  • Qual é o seu fator diferenciador?
  • Quem são os seus concorrentes?

E depois, defina cada um dos elementos da identidade visual que se seguem.

Elementos da Identidade Visual que deve manter coerentes.

Tipo de Letra

O tipo de letra (ou fonte) é um dos elementos mais importantes da identidade visual da sua marca. É ele que nos diz quem é que a sua marca é!

As diferentes famílias de tipos de letra transmitem emoções diferentes nos clientes, logo à primeira vista. Por exemplo, as que se assemelham mais a uma escrita à mão, transmitem um ar de sofisticação e classe, enquanto as mais à máquina demonstram objetividade e clareza.

Certifique-se de que se mantém fiel ao tipo de letra já definido para os seus títulos, e corpo de texto, qualquer que seja o seu projeto gráfico.

As Cores

Não é novidade que as cores transmitem um conjunto de informações ao nosso cérebro, pois não? Elas despertam os nossos sentidos, ativam as nossas memórias e representam conceitos a uma velocidade espantosa.

Quando associadas a marcas, as cores informam-nos o que esperar dela, e para quem é que ela é. Transmitem-nos informações sobre o valor dos produtos, as suas origens e muitas outras informações valiosas.

De forma geral, quando associadas a marcas, as cores transmitem-nos as seguintes mensagens:

  • Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade
  • Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade
  • Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela
  • Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.

As cores da sua marca são importantes, e por isso os seus projetos gráficos devem seguir a paleta de cores previamente definida.

As formas

Por último, mas não menos importante, as formas geométricas que fazem parte da sua identidade visual, também possuem o poder de despertar diferentes conceitos na mente dos seus clientes.

Alguns exemplos do que as formas geométricas mais comuns transmitem:

  • Os quadrados – objetividade e racionalidade.
  • Os triângulos – expressam uma ideia de crescimento, organização e conexão com o divino.
  • Os círculos – dão a impressão de algo completo, mas que não tem fim, algo atemporal e infinito.

Como garantir a coerência da sua Identidade Visual

Uma identidade visual bem estudada, e definida de acordo com o posicionamento pretendido para a marca, é fundamental para que esta se fixe na memória do cliente e lhe transmita uma sensação de confiança.
Certifique-se de que obedece à identidade Visual da sua marca em toda a sua comunicação, nos mais diferentes formatos, tais como:

  • Outdoors e painéis
  • Flyers e panfletos
  • Embalagens e rótulos
  • Envelopes, papéis timbrados, adesivos, canetas, etc.
  • Imagens divulgadas nas redes sociais
  • Layouts de sites e assinaturas de conteúdos em outros canais

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