Com o impacto que a crise pandémica teve na nossa vida, e no mundo, ao longo do ano que passou, muitas das tendências de design alteraram.
O ano que agora vivemos, 2021, veio reforçar muitas das tendências que já observamos no ano passado. No mundo de incertezas e um tanto ou quanto caótico, os clientes procuram nas marcas uma sensação de calma compreensão e positividade.
Confira quais as tendências de design gráfico a que deve estar atento, durante o resto deste ano e do futuro.
1. Cores neutras ou suaves
Já desde o ano passado que estas paletas de cores vieram para ficar. Estas cores suaves são basicamente as cores vivas a que já estávamos habituados, apenas sendo neutralizadas através da mistura de cores como o branco ou o preto.
Esta nova tendência vem contrariar aquilo que se via nos últimos anos. No mundo repleto de mensagens negativas e confusas, estas cores mais suaves trazem-nos a segurança e a nostalgia que tanto precisamos.
Se a identidade visual da sua marca for constituída por cores mais fortes, não se sinta preocupado. Poderá simplesmente recorrer a criação de uma paleta de cores secundária, com cores mais neutras e suaves, para usar na sua comunicação.
2. Gráficos e formas eficientes de comunicar dados e informações relevantes.
Com a sobrecarga de informação de que todos fomos vítimas nos últimos tempos, o interesse por observar dados mais complexos como por exemplo estatísticos, decresceu consideravelmente.
Uma das grandes tendências de design que observamos para o futuro é a criação de formas inteligentes e minimalistas de passar este tipo de informações. Recorde-se que neste tipo de design é essencial que o leitor consiga entender a informação sem grande contexto. Evite criar designs com gráficos difíceis de entender, porque simplesmente irão ser ignorados.
3. Formas geométricas
Nos anos anteriores temos observado a predominância de formas orgânicas e fluidas. Contudo este ano estas estão a ser substituídas por formas geométricas rígidas. Esta tendência pode ser explicada pela necessidade de consistência, ordem e estrutura, que todos nós sentimos.
4. Ilustrações, autocolantes e ícones
Este é um ano em que vemos o regresso dos ícones simples. Quando se trata de criar um grande volume de conteúdo visual, estes ícones são ideais pela sua capacidade de se adaptarem a diferentes elementos. Para além da sua flexibilidade, estes ícones e ilustrações ajudam-nos a tornar a mensagem mais clara e objetiva.
5. O regresso dos tipos de letra com serifas.
As fontes com serifas são dos tipos de letra mais antigas, estando em utilização desde o século XV. Talvez seja o seu passado histórico que faz com que estas sejam associadas a algo elegante, clássico e de confiança. Então, como alguns dos outros elementos que vimos ser tendência para este ano, este tipo de letra também desperta uma certa nostalgia.
Pronto para renovar o seu material publicitário? Nós podemos ajudar.