bancos de imagens

Está a criar um novo projeto gráfico, e precisa de imagens de grande qualidade que possa usar livremente? Os bancos de imagens podem ser a solução que procura!

Os diferentes bancos de imagens existentes online tem imensas imagens que poderá utilizar de forma gratuita, ou por um valor muito atrativo, e de grande qualidade.

Neste artigos vamos partilhar consigo tudo o que precisa de saber sobre como funciona os bancos de imagens, os seus diferentes tipos de licenças que existem e alguns dos nossos bancos preferidos!

O que são bancos de imagens?

Os bancos de imagens são websites que armazenam milhares de arquivos de fotografias, vídeos, desenhos, ilustrações e até vetores que pode utilizar para complementar os designs, artes para redes sociais e outros materiais publicitários.
Existe uma grande diversidade de bancos de imagens disponíveis na Internet, pagos ou gratuitos, e com diferentes tipos de licenças- das quais falaremos ao longo deste artigo.

Como funcionam as licenças nos bancos de imagens?

Embora existam diferentes tipos de licenças mais convencionais, é importante recordar que cada banco de imagens tem os seus próprios termos de uso para cada uma das suas licenças, e por isso é importante consultar as informações disponibilizadas, para não cair em erro.

De qualquer das formas, estes são os principais tipos de licenças que poderá encontrar nestes bancos de imagens:

1. Licença Livre de Direitos Autorais
Quando optamos por uma imagem livre de direitos autorais (seja ela gratuita, ou comprada), sabe que tem direito de usá-la em projetos para fins pessoais, comerciais e/ou editoriais sem limite de tempo ou restrição geográfica. Além disso, esta licença cobre o uso repetido da imagem em vários projetos diferentes, sejam eles simultâneos ou consecutivos.

2. Licença Padrão
A licença padrão oferece todos os direitos mencionados acima, contudo deve certificar-se se a licença daquela imagem em particular tem algum limite de cópias ou restrições para produtos para revenda.

Caso exista um limite de cópias, isto significa que só poderá reproduzir a imagem (quer de forma impressa, ou em publicações digitais) aquele número de vezes.

Já relativamente a produtos para revenda, é importante verificar em que termos é que a imagem pode ser utilizada. Se a licença permitir que use a imagem para fins comerciais, isto significa apenas que a pode usar em projetos vinculados a uma atividade comercial lucrativa, e não que a possa usar em produtos que irá vender ou redistribuir diretamente. (isto não é aplicado a designers que são contratados para desenvolver um projeto para um único cliente).

3. Licença Estendida
A licença estendida, ao contrário da licença padrão, não é limitada em termos de cópias, ou revenda.

4. Termos e Restrições Gerais
Existem algumas restrições na licença livre de direitos autorais que não podem ser modificadas. Elas são:

  • Uso Sensível: É proibido o uso de fotos em projetos que se referem a questões consideradas sensíveis para a sociedade, como violência, racismo, discriminação, atividades criminosas ou ilegais, etc.
  • Conotação Negativa: se refere a fotos de pessoas ou situações que podem resultar em conotação negativa ou indesejada por parte do(s) modelo(s), por exemplo, doenças graves, vícios, ideologia política, sexualidade, entre outros.
  • Direcionar ou incentivar a promoção de produtos ou serviços: Não é permitido usar fotos de bancos de imagens que incluam modelos de uma forma que pareçam estar diretamente promovendo ou recomendando certo produto ou serviço. Você pode usar a foto de uma mulher para promover uma loja de roupas, mas não pode adicionar uma frase ou dar a entender que ela adora fazer compras nessa loja, por exemplo.

Outras informações importantes sobre os Bancos de Imagens

Pode usar as imagens livremente, mas elas não lhe pertencem!

As imagens presentes em bancos de imagens podem ser usadas por si de forma legal, mas nunca terá direitos autoriais sobre elas. Quando falamos em comprar fotos, falamos em adquirir o direito de uso, ou seja, a foto nunca é sua: ela sempre pertencerá ao fotógrafo, autor ou dono dos direitos autorais dela.

As Fotografias de Bancos de Imagem são Intransferíveis

A licença livre de direitos autorais e a maioria das outras licenças para uso de fotos, nos bancos de imagens, definem que essas fotos são intransferíveis: quem compra a licença é o único proprietário dos direitos de uso da foto, e sua revenda é totalmente proibida.Se alguém além de si usar a foto, esse uso é considerado ilegal.

Mas, e se eu criar um projeto para um cliente e este for o único que vai usá-lo?

Na maioria dos bancos de imagens, esse uso é permitido e está dentro da licença padrão contanto que use a foto em um projeto da sua autoria e, em seguida, venda a um determinado cliente. É importante notar que o cliente recebe de você o direito de usar seu projeto com a foto incluída e NÃO o direito de usar a foto original.

As Fotos de Banco de Imagens devem ser Modificadas para seu uso

A licença livre de direitos autorais permite que use as fotos em projetos da sua autoria. Isso significa que precisa de modificar a foto original para criar o seu próprio design e usar publicamente.

O que são consideradas modificações na foto?

Uma foto de banco de imagens é considerada modificada se não for publicada exatamente como foi descarregada do banco de imagens. Isso inclui alterações na própria fotografia (modificar cor, brilho, contraste etc.), mas não só. Se gostar da imagem como está e for usá-la em um projeto maior ou adicionar elementos externos, como texto, logotipos, bordas, formas, gráficos, etc., isso também são modificações ao arquivo original.
Tenha em mente que adicionar filtros ou alterar o balanço de cores é uma maneira simples de alterar a imagem original sem modificá-la demais.

Bancos de Imagens que pode utilizar

Para que possa encontrar as imagens perfeitas para os seus projetos, deixamos uma lista dos nossos bancos de imagens preferidos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Com dúvidas?