A impressão em tecido tem ganho cada vez mais fãs ao longo dos últimos anos. A sua versatilidade, rapidez de produção e custos reduzidos, em comparação a outros métodos tradicionais, são provavelmente as razões que estão por detrás do seu sucesso.
Existem diferentes técnicas de impressão digital em tecido, bem como diferentes materiais e técnicas podem ser utilizadas.
Para que consiga entender todas as potencialidades que a impressão em tecido tem para o seu negócio, bem como escolher as melhores opções para si, preparamos este pequeno guia da impressão em tecido.
Como funcionam as impressoras para têxteis?
Mesmo dentro da impressão digital em tecido existem vários equipamentos e técnicas diferentes, que são utilizados dependendo do tecido a imprimir. Estas técnicas podem ser generalizadas em dois grandes tipos:
Sublimatização
Esta foi a primeira tecnologia que possibilitou a impressão digital em tecido. O seu processo é um tanto ou quanto complexo, porque envolve uma série de transformações físicas. Numa primeira fase, o design é impresso num tipo especial de papel, com o pigmento para o tecido. Depois é colocado numa prensa, na impressora, a elevadas temperaturas juntamente com tecido. No fim, este volta para o ambiente e recebe um tratamento de fixação.
Como este processo exige temperaturas muito altas só é aconselhável para tecidos sintéticos, como o poliéster.
Direto no tecido
Nesta técnica a tinta é colocada diretamente no tecido, ou através da impressão com pigmentos, como se o tecido fosse um papel. Esta impressão recorre a corantes reativos que se fixam no tecido através de uma reação química, ou meio ácido.
Como funciona o processo de impressão digital no tecido?
Entenda agora o processo de impressão em tecido, passo a passo.
Preparação do tecido
Podem ser compostos de várias matérias-primas, por exemplo existem tecidos 100% algodão, e outros 100% sintéticos, e até diferentes composições mistas.
Para o processo de sublimação é necessário que o tecido receba um tratamento específico antes de entrar na impressora.
Escolha da tinta
Existem vários fatores a ter em consideração na escolha das tintas para impressão em tecido. Para além do material do tecido em si, é importante ter em conta para que é que o tecido impresso vai ser usado.
Tinta têxtil pigmentada
Este tipo de tinta pode ser usada em praticamente todos os tecidos e é a melhor escolha quando o objetivo da produção é criação de acessórios têxteis, de decoração ou roupa.
Tintas ácidas e reativas
Estas tintas também não exigem pré-tratamento de impressão, podem ser usadas diretamente no tecido.
Contudo, no pós tratamento devem ser feitas algumas lavagens, o que torna este processo de impressão mais dispendioso.
Através do uso dessas tintas é possível ter uma maior variedade de cores e uma maior clareza nos contornos.
Tintas de sublimação
Esta tinta é apenas recomendada para imprimir em poliéster, uma vez que este é o único material que suporta a técnica de sublimação de que mencionamos em cima.
É a mais utilizada para imprimir materiais de marketing com bandeiras ou equipamentos desportivos.
Design da peça a imprimir
As impressoras digitais, ao contrário do que acontece na impressão offset ou na serigrafia por exemplo, não conseguem interpretar desenhos à mão.
Então, é importante que utilize um software de design próprio, para importar os desenhos feitos à mão, ou preparar o design a imprimir.
Na workstation dispomos de colaboradores qualificados bem como de software necessário para o ajudar neste processo.
Fixação
A fixação é a etapa final do processo de impressão em tecido, e é essencial para garantir a qualidade final do produto. As técnicas utilizadas para fixar a impressão vão depender do tipo de tinta utilizado.
A impressão digital em tecido veio abrir muitas portas, uma vez que os processos tradicionalmente utilizados dependiam bastante de mão-de-obra humana, em tarefas repetitivas. Hoje em dia a impressão em tecido é extraordinariamente mais rápida e também mais económica.
Vantagens da impressão em tecido
As técnicas de impressão digital em tecido abrem um mundo de possibilidades. Elas permitem-nos com muitas facilidade criar banners promocionais, materiais para o ponto de venda, itens decorativos, como cortinas e almofadas, para os nossos espaços comerciais fundos para montras, palcos para espetáculos e elementos decorativos para festas temáticas, e muito mais. O único limite é a nossa própria criatividade.
Optar por produzir estes materiais publicitários em tecido tem bastantes vantagens uma vez que ele pode ser dobrado para mais fácil transporte, e é também mais leve do que as outras alternativas existentes. Além do mais, possui maior resistência e pode ser lavado quando necessário, sem ficar permanentemente danificado com vincos.
E o melhor de tudo isto é que imprimir em tecido pode ser bastante acessível!
Grandes lonas quando são impressas em tecido, para além de terem um acabamento mais refinado, não refletem luzes artificiais dentro de espaços interiores, garantindo que a mensagem impressa é sempre legível, independentemente da iluminação.
Tal como nos outros materiais, estes também podem ser finalizados com ilhós na ponta ou furo para sustentação com ganchos ou ventosas.