![embalagem](https://www.workstation.pt/wp-content/uploads/2021/05/24maio_2.jpg)
Na hora de colocar o seu produto à disposição no ponto de venda, não se pode esquecer de considerar o poder da embalagem, na retenção da atenção do cliente.
Imagine que está numa loja com um monte de produtos que não conhece, e que tem que optar por um. Não temos dúvida nenhuma de que vai optar pela embalagem que lhe chamar mais a atenção, e que esteja mais de acordo com aquilo que procura no produto.
Conseguir transmitir a mensagem certa através da embalagem é fundamental, se o seu objetivo for chegar aos seus clientes e aumentar as vendas. Neste artigo vamos partilhar consigo as nossas dicas para que possa criar embalagens únicas e diferenciadas que o irão ajudar a destacar-se no ponto de venda.
O poder da embalagem no processo de compra
Não há dúvidas da importância que a embalagem tem no momento da decisão de compra. De acordo com um estudo da Packaging Matters, da MWV, MeadWestvaco Corporation, 60% dos consumidores avaliam a embalagem como mais importante do que a marca do produto, quando chega o momento de escolher um produto.
Em muitas situações, o rótulo da embalagem é o único diálogo que é feito com o cliente, e a única oportunidade que temos de o persuadir a optar pelo nosso produto. E nestes casos, é essencial conseguirmos transmitir a mensagem da marca através da embalagem, com um rótulo informativo e de acordo com o perfil do cliente, para conseguirmos despertar o seu interesse.
Desde das cores aos grafismos, passando pelos tipos de letra e imagens presentes na embalagem, todos estes elementos devem ser avaliados de acordo com a psicologia do consumidor. São elas que têm o poder de transmitir uma mensagem mais premium, ecológica, moderna ou qualquer outra que seja o nosso objetivo.
A escolha de uma embalagem
A escolha de uma boa embalagem tem o potencial de aumentar a reputação e as vendas do seu produto, mas uma má embalagem pode ser o suficiente para significar o seu fracasso. Isto porque o desleixo com a embalagem, pode significar que o seu produto não tem qualidade. Isto irá não só fazer com que o produto pareça ter menos valor, como também vai ser dúvida reduzir o número de pessoas que optam por ele, quando existem outras opções mais apelativas. Isto porque o ato de compra não é uma simples aquisição de um bem de consumo – é a satisfação de um prazer imaginário. Quando escolhemos um produto, é porque acreditamos que aquele será o que nos vai trazer mais prazer que esperamos que resulte daquela compra.
Verifique alguns dos aspetos que deve ter em conta no momento em que estiver a construir a sua embalagem:
Lembre-se que este é o Primeiro contato com o cliente
Não se esqueça que muitas das vezes a embalagem é a primeira interação que o cliente tem com o seu produto, e por isso ele deve transmitir uma mensagem clara. Toda a gente sabe a importância das primeiras impressões, e neste caso não é exceção. Quer seja num supermercado, numa loja, ou até quando o cliente recebe o produto em casa, uma embalagem cuidada é fundamental.
![embalagem](https://www.workstation.pt/wp-content/uploads/2021/05/24maio-1024x733.jpg)
Cumpra as expectativas
Tal como não há nada pior que um produto medíocre numa embalagem incrível, também é frustrante para o cliente receber um produto de alta qualidade (por vezes até caro) numa embalagem inadequada.
Procure criar uma embalagem que vá de encontro ao perfil do produto que esta irá transportar.
A importância das cores
As cores que escolher para a sua embalagem estão também a transmitir uma mensagem. Elas tem o potencial de transmitir mensagens de status, posicionar o produto e até despertar emoções no cliente, como fome ou prazer. Pesquisas mostram que o consumidor demora cerca de 90 segundos para fazer um julgamento inconsciente do produto. Entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada em cores.
Os efeitos básicos que as cores provocam são:
- Vermelho: cor poderosa, capaz de estimular o apetite (daí ser muito utilizada na indústria alimentar). É conhecida também por provocar uma sensação de urgência, fazendo com que o cliente tome uma decisão mais rápido;
- Amarelo: estimula o otimismo, favorece a criatividade, sugere alegria e jovialidade;
- Azul: evoca a razão e o pensamento lógico. Relacionado a alimentos, pode estimular a sensação de frescor;
- Verde: considerado um “calmante emocional”. Traz sensação de equilíbrio e harmonia, o que explica seu uso frequente em produtos de higiene.
Pense na embalagem com uma estratégia de marketing
Não é difícil de imaginar que se a primeira experiência com o produto não for boa, é muito pouco provável que o cliente volte a comprar. A embalagem é uma extensão do produto, e não apenas um embrulho em que este é transportado. Alinhar o seus objetivos de marketing com os objetivos que tem para a conceção da embalagem é fundamental para que consiga representar nela a qualidade do produto, bem como contribuir para a imagem que a marca quer ter no mercado.
![embalagem](https://www.workstation.pt/wp-content/uploads/2021/05/24maio_2.jpg)
Diferencie-se da concorrência
Por fim, é importante pensar na embalagem com uma ferramenta para se diferenciar da concorrência. Quando bem pensada, a embalagem tem o poder de atrair a atenção do cliente, bem como surpreender e até criar laços emocionais com ele. Por essa razão, é fundamental que crie uma embalagem original e bem diferenciadora, para que esta possa ajudá-lo a destacar-se no Ponto de Venda.
Se quiser criar Embalagens que vão tornar o seu produto um sucesso, fale connosco.