marketing offline

Quer aumentar os resultados das suas campanhas de marketing e integrar soluções criativas, que aumentam as interações com os seus potenciais clientes? Então venha conhecer as nossas sugestões para integrar campanhas de marketing offline e online.

O que é o marketing offline?

O marketing offline, também conhecido como o marketing tradicional ou outbound marketing, baseia-se num conjunto de estratégias com a premissa principal de atrair o consumidor para o seu negócio através de campanhas de divulgação fora da internet.


Geralmente recorre-se a estratégias como anúncios em outdoors, decoração de veículos, campanhas em rádios, televisões ou jornais, e distribuição de flyers ou outros materiais promocionais.

É um tipo de marketing não solicitado, ou seja, o consumidor não tem nenhuma relação com a empresa, nem está à procura de conhecer os seus produtos ou serviços.

Estas campanhas tendem a atingir o público em geral.

O que é o marketing digital?

Ao contrário do marketing tradicional, este é caracterizado pelo recurso a plataformas online, como meio para fazer divulgação dos produtos de determinada empresa.

São utilizadas estratégias de inbound marketing, através, por exemplo, do marketing de conteúdos, ou também de anúncios pagos.

Estas estratégias geralmente atingem um público mais qualificado que, ou já tem uma relação com a empresa, ou tem interesse em produtos semelhantes.

marketing online e offline

Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma destas estratégias?

Embora estes diferentes tipos de marketing sejam diferentes na sua forma de atuar, e nos meios de comunicação que utilizam, eles são muitas das vezes complementares.

Se por um lado o marketing offline aumenta a credibilidade da marca, porque a vemos em sítios considerados mais de “confiança”, como a rádio, a televisão e os jornais, pode ser mais difícil medir forma exata o seu impacto, uma vez que as campanhas são apresentadas a um grande número de pessoas.

Já no caso do marketing online, é mais fácil medir diretamente os resultados de cada uma das campanhas, e inclusive podemos segmentar o público que queremos que seja afetado pela nossa comunicação. Contudo, apesar de ser uma estratégia bastante sedutora para pequenas empresas, por ter um curso inicial mais reduzido, esta pode não atingir determinados públicos que não estejam presentes nestas plataformas online, e dificilmente terá o mesmo poder no branding que o marketing offline.

Como é que podemos unir estas duas Estratégias para otimizar os resultados das nossas campanhas?

Estes dois tipos de marketing trazem inevitavelmente resultados para as nossas empresas, mas é importante sermos estratégicos na sua utilização, não só para rentabilizar o investimento, mas também para garantir uma maximização dos resultados.

Nenhuma campanha de marketing pode ser bem-sucedida se não tivermos em conta as características do nosso público alvo e os objetivos da realização da campanha.

Por mais visível que possa ser um anúncio num programa de televisão, é importante certificarmo-nos de que o nosso público assiste àquele programa. E é aqui que podemos unir as nossas estratégias de marketing online com offline. Se tivermos uma presença nas redes sociais podemos verificar se os nossos seguidores têm, ou não, interesse naquele programa em particular. Além disso, durante a nossa aparição nesse determinado programa, podemos convidar os espectadores a visitarem o nosso site para terem acesso a uma oferta exclusiva, e angariar leads para a nossa lista de e-mails, por exemplo.

marketing offline e online

Algumas ideias para integrar o marketing offline e online

1. Inclua QR Codes nos seus materiais impressos

Os seus flyers, cartazes, desdobráveis e até embalagens de produtos podem conter códigos “scanarizáveis” com o telemóvel que dirijam o consumidor para uma página do seu interesse. Pode, por exemplo, dirigir as pessoas para um tutorial, um vídeo demonstrativo do seu produto, testemunhos de clientes ou até páginas para ofertas exclusivas e de captação de leads. Estas estratégias permitem-lhe, não só angariar mais potenciais contactos para o seu marketing online, mas também proporcionar uma experiência mais interativa e interessante para o consumidor.

2. Promova os seus eventos presenciais online

Vai inaugurar uma loja ou realizar um evento no seu espaço comercial? Por que não fazer um pequeno warm-up online, em que convida pessoas a visitarem o seu evento presencial? As suas oportunidades de venda serão depois potencializadas pelo programa do seu evento e da sinalização promocional de colocar na sua ponto de venda.

promoções

3. Junte-se a outras empresas

Reparou que os seus seguidores seguem também um outro negócio? Porque não criar uma parceria que potencializa a divulgação e venda dos produtos de ambos? A parceria pode depois ser promovida com técnicas de marketing tradicional, nos espaços comerciais de ambos.

4. Promova as referências

Todos nós sabemos que uma das técnicas mais eficazes de marketing é o boca-a-boca. Então estimule os seus clientes a conversarem sobre os seus produtos com a sua rede contatos através de ofertas especiais por cada referência. Poderá fornecer QR code, ou um link, ao seu atual cliente para ele disponibilizar ao amigo e receber sua oferta.

5. Angarie contactos através das suas campanhas físicas

Vai estar presente num evento, feira ou conferência? Então aproveite essa oportunidade para realizar jogos, e sorteios, nos quais o público pode se inscrever através do fornecimento dos seus contatos, como e-mail ou número do telemóvel. Assim poderá posteriormente ter contacto directo com as pessoas impactadas por esta sua campanha de marketing offline. Ao recolher os seus contactos pode posteriormente continuar a conversa através do envio de e-mails de campanhas de nutrição de leads, e não cair no esquecimento dos visitantes.

Por fim, é importante compreender que os tipos de marketing não são excludentes, mas podem se complementar na construção de sua estratégia. Por meio de uma campanha integrada e da utilização harmoniosa dos meios online e offline, a sua marca conquistará um maior público, o que vai gerar crescimento no seu negócio.

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