impressão grandes formatos

Aqui na WorkStation, todos os dias, recebemos projetos que envolvem impressão digital de grandes formatos. Por terem algumas particularidades, não é raro pessoas com menos experiência errarem na hora de imprimir algo em grandes dimensões.

Quer seja para um expositor num evento internacional ou uma simples lona para a sua frente de loja, neste artigo vamos partilhar consigo tudo o que precisa de ter em conta para fazer impressões de grande tamanho, sem com isso danificar a qualidade do design criado.

 

1. Tipo de arquivo a enviar para impressão de grandes formatos

Não é raro que os designs a imprimir em grandes formatos sejam enviados em formato RGB, mas este não é o mais indicado para este tipo de impressão. Antes de enviar o seu projeto para impressão certifique-se que está em escala CMYK. Uso de imagens com baixa qualidade pode danificar completamente o resultado final do seu projeto gráfico.

Para além disso deve ainda verificar o DPI do arquivo a enviar. DPI é uma sigla que significa Dots per Inch, ou seja pontos por polegada. Este é o então uma medida que nos indica a densidade dos Pixels na imagem. Qualquer imagem com um baixo DPI corre o risco de ficar distorcida após a impressão. Para a maioria dos casos, uma contagem de 300 DPIs é o suficiente para garantir a qualidade do resultado final, no entanto na impressão digital de grande formato basta 72 DPI com a imagem ao tamanho real.

 

2. Escolha o acabamento certo

Embora os materiais impressos que ficarem no interior estão protegidos das condições climatéricas, aqueles que imprimirmos para colocar no exterior devem ter uma atenção especial.

Imaginemos que quer imprimir uma lona para colocar no exterior da sua loja, esta deve ter uma dobra reforçada para ter a certeza que o vento não irá danificar a lona.

 

3. Experimente afastar-se do ecrã

Uma dica para que possa entender se o seu projeto está pronto para ser impresso em grandes formatos a partir de sua casa é afastar-se do seu monitor e verificar se o seu design mantém as suas propriedades quando visto à distância.

Embora os detalhes sejam importantes, numa impressão de grandes formatos é possível que eles passem despercebidos à distância.

Tenha em atenção o tamanho do texto e certifique-se de que escolhe um tipo de letra de fácil leitura. As impressões de grande formato tem por tendência de ter como objetivo captar a atenção dos clientes à distância. E nestas situações, regra geral, quando o assunto é texto, menos é mesmo mais.

4. Erros a evitar na impressão em grandes formatos

Imprimir qualquer projeto gráfico é uma tarefa que requer muito conhecimento técnico. Qualquer falha na criação do design pode comprometer o resultado final. Por isso, não se esqueça de se certificar que não comete nenhum dos erros em baixo:

  • Usar letras muito serifadas, a imitar manuscrito, muito detalhadas ou difíceis de ler,
  • Criação de gradientes ou transparências subtis, que podem não ser percetíveis na impressão de grandes formatos. Se precisar mesmo de utilizar alguma destas técnicas no seu design, certifique-se de que usa cores complementares, ou seja, opostas na roda cromática.
  • Baixo contraste de cores entre o fundo e a cor da letra. Isto poderá dificultar a leitura à distância.

Não se esqueça que ao contrário do que acontece com impressões de dimensões mais pequenas, na impressão de grandes formatos muito provavelmente não irá receber uma amostra. Por essa razão é importante que se certifique que tudo está conforme, antes de enviar o design para impressão.

Na Workstation estamos consigo desde a conceção do projeto até a colocação do mesmo no local para o qual ele foi criado. Se tiver alguma dúvida de qual o formato em que deve entregar o seu projeto gráfico para impressão, não hesite em contactar-nos.

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