Descubra como é que pode inserir a Responsabilidade Social na estratégia da sua empresa.
Os consumidores estão cada vez mais atentos ao que é feito pelas marcas. Se antes as decisões de compra se baseavam apenas no produto, hoje em dia o cliente procura comprar de marcas que partilham os seus valores éticos.
Estudos divulgados pela Nielsen disseram-nos que 81% das pessoas entrevistadas consideram que as empresas se devem posicionar em relação à sustentabilidade. Um estudo recente da Zeno, concluiu que 83% dos consumidores acham que as empresas só devem ter lucros se, também, produzirem impacto positivo e 51% pagaria mais por produtos e serviços de empresas comprometidas em gerar impacto social e ambiental positivos.
Se antes a Responsabilidade Social era apenas um pequeno detalhe na imagem das grandes empresas, hoje ela é indispensável, mesmo para negócios de pequena dimensão.
Porque é importante as empresas gerarem impacto social?
Se antes as decisões de compra eram centradas à volta da qualidade do produto em si, hoje os consumidores entenderam que o ato de compra é também ele uma forma de apoiar, ou não as boas práticas dos negócios.
Hoje, grande parte dos consumidores, tendo a oportunidade, não hesita em optar pelos produtos de marcas que são amigas do ambiente e que implementam práticas que respeitam os direitos humanos e que usam parte dos seus lucros para apoiar causas e/ou a comunidade em que se inserem.
Mas desengane-se se pensa que o facto da empresa gerar impacto social importa apenas ao consumidor. Os colaboradores também estão atentos, e aqueles com mais oportunidades de emprego irão optar pela empresa que lhes permite gerar uma mudança positiva no mundo.
O que é que a minha empresa pode fazer?
Existem várias formas de gerar impacto social. Na WorkStation acreditamos que são as diferenças que os vários elementos da equipa têm entre si, que nos tornam mais fortes.
Adoramos pessoas e tentamos ao máximo criar um ambiente onde todos sentem que fazem parte, e em que as suas ideias e contributos são ouvidos.
Deixamos aqui uma lista de ideias para que possa tornar a sua empresa mais socialmente responsável, bem como o que fazemos na WorkStation.
1. Voluntariado
Ser uma empresa socialmente responsável não significa só passar um cheque a algumas associações locais de vez em quando. Um excelente exemplo de outras formas de apoiar a comunidade local, é o voluntariado.
Várias empresas optam por disponibilizar algumas horas de trabalho dos seus funcionários para estes contribuírem com o seu trabalho em organizações locais.
2. Cuidar das pessoas
A Responsabilidade Social não está apenas relacionada com ações viradas para fora. É muito importante cuidar do ambiente interno para construir uma equipa saudável e disposta a levar para a sociedade os valores e propósitos vividos diariamente na empresa.
3. Cocriação e coparticipação
Este modelo envolve todos os colaboradores no processo da criação de projetos e definição de metas para o envolvimento social da organização.
Muitas empresas permitem aos colaboradores selecionar as associações que pretendem ajudar, bem como organizar eventos ou campanhas de angariação de fundos, ou bens, dentro da empresa.
4. Trabalho de populações vulneráveis
Populações vulneráveis e/ou marginalizadas muitas das vezes não encontram o seu espaço no mercado de trabalho.
Na WorkStation temos uma parceria com um centro de atividades ocupacionais para pessoas com deficiência. Em alguns projetos contamos com a colaboração dos seus utentes, para darem um toque especial às peças.
Esta é uma forma de empoderar estas populações, e também de apoiar financeiramente a organização. E claro, de produzir peças únicas.
Todos nós temos o nosso lugar no mundo, e todos nós podemos contribuir para um planeta e um mundo melhor, até a sua empresa.