Liderar equipas

Como é que pode liderar equipas para garantir o sucesso? Quais são os comportamentos esperados de um líder? Que técnicas e ações é que fazem gerir uma equipa de sucesso?

Saber como motivar os colaboradores é a chave para o bom funcionamento no seu negócio, e para que consigam alcançar os resultados que tanto desejam. Mais do que mandar, um bom líder deve fazer parte da equipa, e ver os seus colaboradores como uma parte essencial da empresa.

Neste artigo partilhamos consigo algumas das técnicas para que possa liderar a sua equipa rumo ao sucesso!

Como ser um bom lider?

Ao contrário do que muitos podem pensar, gerir pessoas não é sinónimo de liderar. Saber ser um bom líder vai muito além de gerir as pequenas questões operacionais do dia a dia – é uma competencia que se aprende e se deve treinar todos os dias.

liderar equipas

Um bom lider conhece bem a sua equipa, sabe os pontos fortes e as dificuldades de cada um, e usa as qualidades e experiências de cada um para fortalecer a equipa no todo.

Algumas caracteristicas principais de um lider são:

  • Ter perspicácia na sua capacidade de planeamento e realização;
  • Ser exímio na tomada de decisões;
  • Conseguir uma boa comunicação interpessoal;
  • Possuir inteligência emocional.

Técnicas para liderar equipas para o sucesso

Agora que já sabe o que significa ser um líder, é o momento de entender como é que pode levar a sua equipa rumo ao sucesso na prática. Atente em algumas das técnicas que utilizamos na WorkStation.

Seja o exemplo

Um bom lider não se limita a exigir dos seus colaboradores, ele é o exemplo daquilo que espera dos outros.

Ele deve tomar as suas decisões de forma consciente e ser o primeiro a assumir a responsabilidade de quando algo não corre tão bem. Para além disso, o lider cumpre com aquilo a que se propõe, e passa as suas ideias para a realidade. Ele tem capacidade de ação, e não se deixa prender por incertezas ou indecisões.

Um bom líder de equipas deve ter confiança em si próprio, ao mesmo tempo que deve transmitir segurança.

equipa de sucesso

Conheça o seu grupo

Todos nós somos pessoas diferentes, e são essas mesmas diferenças combinadas que determinam a força da nossa equipa.

Conhecer bem as qualidades, sonhos e competências dos diferentes elementos do grupo permite ao lider delegar tarefas e atribuir funções da melhor forma, garantindo o sucesso da equipa como um todo.

Para além disso, irá criar empatia com os diferentes colaboradores, o que facilitará a comunicação e se irá traduzir no aumento da confiança no lider.

Faz parte das funções do líder perceber as capacidades e dificuldades de cada colaborador e o que está a exigir de cada um.

Saiba como comunicar com a equipa

Depois de conhecer bem cada um dos seus colaboradores, é importante saber como é que deve comunicar com cada um deles.

Dentro das equipas consideramos que existem 4 perfis de personalidade diferentes:

  • Os entusiastas – este perfil de colaborador projeta a empresa para o futuro, novos mercados e novos produtos,
  • Os dominantes – são preocupados em atingir objetivos e aumentar os lucros.
  • Os pensadores – estes colaboradores são os que desafiam a empresa a preocupar-se com princípios éticos e morais.
  • Os confiantes – são os que se encarregam de motivar a equipa e garantir a boa disposição.

De acordo com o seu perfil, desafie os colaboradores a desempenharem papéis diferentes na equipa, ao mesmo tempo que aposta na formação pessoal e estimula a entreajuda.

liderança

Promova as competências

Promover as competências individuais de cada colaborador é fundamental para que a equipa possa atingir a maturidade enquanto grupo.

Com os colaboradores confiantes é importante incentivá-los a treinarem a sua assertividade e capacidade de dizerem não.

Os entusiastas devem ser orientados para melhorarem a sua gestão de tempo.

O perfil de colaborador pensador precisa de ser treinado a não ser tão perfecionista e adquirir flexbilidade e capacidade de improvisar.

Já no caso dos colaboradores dominantes devemos convidá-los a prestar atenção aos outros e a desenvolverem competências como a paciência e a tolerância.

Celebre as conquistas

Um líder deve festejar e recompensar na altura certa.

É muito importante celebrar as vitórias e reconhecer todos os intervenientes que para elas contribuíram. A celebração gera sensações poderosas no grupo e revela a satisfação pelo feito conquistado e pela missão cumprida.

liderar equipas

Em síntese, podemos concluir que é importante o Líder dedicar tempo e energia a construir uma rede de relações com a sua Equipa, e liderar equipas para o sucesso. A partir dessas relações os potenciais líderes podem aprender mais através da sua própria experiência na posição de Líder e promover competências de acordo com quem é quem na Equipa, o que, consequentemente, resultará também na motivação de equipas. Afinal, continuamos a falar de pessoas, sendo o Líder, uma delas. A perspetiva do Líder sobre o “processo de Liderar” será tão importante quanto a perspetiva dos colaboradores sobre a Liderança.

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