tipos de letra

Sabe como escolher os melhores tipos de letra para os seus designs?

Escolher o tipo de letra perfeito para as diferentes ocasiões é um tanto ou quanto complexo. Mais do que um talento, é uma questão de conhecer bem a mensagem que quer transmitir, e qual a fonte que melhor serve esse seu objetivo.

Para facilitar as suas escolhas, criamos este guia que irá permitir conhecer melhor os diferentes tipos de letra, e escolher o ideal para si.

A Importância de escolher o tipo de letra certo

Os tipos de letra tem um papel fundamental na transmissão da mensagem pretendida nos nossos designs.
Para além de os tornarem mais bonitos, os tipos de letra também transmitem informações sobre o que está escrito e facilitam (ou não) a leitura.

É possível transmitir desde alegria ou tristeza até seriedade e descontração apenas com o estilo da fonte que escolhemos. E por isso, é muito importante termos algumas noções de tipografia, para que seja possível escolher os melhores tipos de letra para cada projeto.

Verifique o impacto que os tipos de letra tem no seu projeto gráfico:

Na legibilidade e na escaneabilidade

Os tipos de letra que escolhemos para os nossos designs podem ajudar a facilitar a leitura da informação apresentada. Por exemplo, os tipos de letra estilo manuscrito, especialmente em designs mais pequenos, não costumam ser muito legiveis.

Para pedaços de texto longos, é importante que o tipo de letra escolhido possibilite ao leitor rapidamente escanarizar a informação. Tipos de letra com mais detalhes podem dificultar a leitura, e não é suposto que o leitor se deva esforçar para ler o texto.

Hierarquizar a informação

A junção de tipos de letra diferentes para títulos e corpo de texto, bem como os diferentes tamanhos escolhidos, ajudam-nos a criar uma sensação de hierarquia na página, e consequentemente, transmitem ao leitor informações sobre para onde devem dirigir a sua atenção.

Transmitir emoções e personalidade

Quer seja de forma intencional, ou não, os tipos de letra que escolhemos provocam respostas emocionais em quem lê o nosso design. Para que possa escolher de forma consciente a fonte que mais se adequa à mensagem que quer transmitir, é importante que saiba escolher o tipo de letra que melhor irá transmitir a emoção que pertende gerar.

Que tipos de letra existem?

Os diferentes tipos de letra mais comuns são:

  • Serif (serifadas): conhecidas por seus prolongamentos e pequenos traços;
  • Sans Serif (sem serifa): sem prolongamentos e mais minimalistas;
  • Script (handwriting): simula a escrita à mão;
  • Moderna (artísticas): mais enfeitadas.

Quando usar cada tipo de letra?

Para conseguir escolher o tipo de letra mais adequado para o seu design, é importante conhecer as caracteristicas especificas de cada tipo de letra, e quais as mensagens que as mesmas transmitem.

Uso de tipos de letra com serifa

As serifas são pequenos traços que acompanham as extremidades das letras. Estes tipos de letra são os mais tradicionais, e transmitem uma sensação de seriedade, sendo ideal para empresas que querem demonstrar respeito e valores tradicionais.

São indicadas para textos longos impressos, uma vez que fazem com que o olho humano interprete o bloco de texto como um todo. Porém, não são os mais indicados para textos web.

Exemplos de fontes com serifas mais conhecidos: Times New Roman, Palatino, Book Antiqua, Courier, Garamond.

Uso das Sem Serifa

Já as fontes Sans Serif, ou sem serifa, são adequadas para títulos, chamadas e textos online. Transmitem uma sensação de modernidade, alegria e segurança e são muito utilizadas por marcas com uma identidade visual mais minimalista.

Exemplos de fontes sem serifas mais conhecidos: Arial, Bauhaus, Tahoma, Verdana, Helvética.

Uso do tipo Script

Estes tipos de letra imitam a escrita manual, e por isso são mais indicadas para títulos e assinaturas. Transmitem uma mensagem de elegância e sedução, sendo ideais para chamar à atenção das pessoas.

Em texto impressos em pequenos formatos, ou grandes blocos que texto, o uso deste tipo de letra pode dificultar a compreensão do que é escrito.

Exemplos de tipos de letra script mais conhecidos: Lobster, Brush, Grat Vibes, Edwardian.

Uso da Moderna

Estes tipos de letra são ideias para marcas que querem transmitir uma mensagem de estilo, e que estão sempre atentas às tendências.

Exemplos tipos de letra modernas mais conhecidos: Century Gothic, Infinity, Futura, Majoram, Matchbook.

Como escolher o tipo de letra para o seu design?

Defina o seu objetivo

Antes de tomar alguma decisão relativamente ao tipo de letra a utilizar, é importante que reflita sobre os seus objetivos e que mensagem é que pretende transmitir.

Um bom design alinha a tipografia com a finalidade. Isto porque porque o tipo de letra irá o humor, o tom e o estilo dos seus designs.

Saiba a quem se dirige

Conhecemos bem a personalidade, gostos e interesses do público para quem o nosso design se vai dirigir é também muito importante para a escolha do tipo de letra.

Por exemplo, se tiver a intenção de se dirigir a um público mais velho, é importante escolher um tipo de letra que ajude a facilitar a leitura, uma vez que algumas pessoas com essa idade tem problemas de visão.

Já se o seu público forem crianças, escolha tipos de letra altamente legíveis e com formas mais generosas.

Como criar combinações de diferentes tipos de letra?

É natural que para transmitir uma sensação de hierarquia do texto no seu design, vá precisar de combinar diferentes tipos de letra. Para cada design deve usar no máximo 2 (às vezes 3) tipos de letra, definindo um para os títulos e outro para os subtítulos.

Existem tipos de letra mais aconselhados para títulos, e outros para o corpo de texto. Antes de tomar alguma decisão, faça uma breve pesquisa sobre as fontes que tem intenções de selecionar.

Crie um guia para a identidade da marca

A última etapa do processo é criar um guia de estilo para o uso dos diferentes tipos de letra na sua marca, de forma a uniformizar a sua comunicação visual. Este guia deve estar incluido na Identidade Visual da sua Marca.

Certifique-se de incluir pelo menos os seguintes itens:

  • Definições de fonte
  • Tamanhos de fonte
  • Cores de fonte
  • Usos de exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Com dúvidas?