O Mês do Orgulho Gay, Lésbico, Bissexual, Trans e Intersexo (LGBTI+) é celebrado anualmente em Junho, em honra dos motins de Stonewall. O mês é marcado por desfiles, festivais, e outros eventos para aumentar a sensibilidade para as questões LGBTI+ e para celebrar a cultura e a história deste movimento social.
Cada vez mais marcas assinalam esta data com campanhas que não só pertencem celebrar o amor, em todas as suas formas, como também gerar discussão em torno destas questões, demonstrar o seu apoio para com a igualdade e combater a discriminação.
Fique a conhecer as nossas dicas para planear as suas campanhas para o mês do orgulho.
Porque é que o Mês do Orgulho é importante?
Junho é o Mês do Orgulho, e muitas marcas e organizações usam este tempo para mostrar o seu apoio à comunidade LGBTI+. Algumas formas comuns de o fazer incluem o lançamento de produtos especiais, a realização de campanhas publicitárias, e a organização de eventos.
Muitas marcas optam por lançar produtos especiais para o Mês do Orgulho. A lista de possíveis produtos é infinita, desde roupas e acessórios, a artigos de decoração e de cozinha, etc. Muitas vezes, estes produtos são concebidos em cores vivas e apresentam desenhos com a temática LGBTI+.
As campanhas publicitárias são outra forma popular de mostrar apoio ao Mês do Orgulho. Elas apresentam frequentemente indivíduos e casais LGBTQ+, e por vezes até indivíduos trans ou de género não binário.
O que pode a sua empresa fazer para mostrar o seu apoio ao Mês do Orgulho?
Junho é o Mês do Orgulho, uma época em que a comunidade LGBTI+ se reúne para celebrar e apoiar-se mutuamente. Este ano, as empresas têm estado ansiosas por mostrar o seu apoio à comunidade LGBTI+. Aqui estão algumas coisas que o seu negócio pode fazer para mostrar o seu apoio:
Doar a uma instituição de caridade ou organização LGBTI+
O mês do orgulho é tempo para devolver a instituições de caridade e organizações que estão a fazer um grande trabalho para os direitos e eliminação da discriminação de pessoas LGBTI+.
Portanto, se está a planear criar e vender um produto para o mês do Orgulho, certifique-se de dedicar sempre uma percentagem dos lucros a uma instituição de caridade que significa algo para si e para a sua comunidade LGBTI+.
Por exemplo, a empresa de saúde e bem-estar Dosist (https://dosist.com/), doou 25% das receitas líquidas durante o mês do Orgulho LGBT no ano passado a organizações locais LGBTI+.
Envolva elementos LGBTI+ da sua equipa na campanha
As políticas de inclusão, na sua empresa, devem começar dentro para fora, por isso é essencial que a sua campanha para o mês do Orgulho seja planeada em conjunto com os membro LGBTI+ da sua equipa.
Quer façam ou não parte da sua equipa de marketing, convide-os a envolverem-se – é uma grande oportunidade de ter vozes reais a pensar em estratégias de comunicação, para uma causa que está nos seus corações.
Além disso, a sua paixão e compreensão do movimento LGBTI+ será um grande trunfo no processo de tomada de decisões, sobre a forma como decide comunicar com o seu público.
Quando falamos com os nossos amigos, colegas e pares no universo da publicidade, todos eles partilham um sentimento semelhante sobre as campanhas do Orgulho: quando são liderados por membros da comunidade, conseguem realmente concentrar nas importantes histórias do Orgulho e compreender melhor o que o movimento significa.
Exponha bandeiras ou autocolantes de orgulho no seu local de trabalho
Uma outra excelente forma de assinalar este mês é decorando o escritório, pontos de venda e/ou lojas, com elementos simbólicos desta celebração.
A colocação de bandeiras, banners, imagens, displays, etc. alusivos ao tema, não só irão dar um ar mais colorido ao espaço, como também chamará à atenção de potenciais clientes.
Neste Mês do Orgulho, queremos desafiá-lo a pensar no que significa sentir orgulho em sermos nós próprios. Que acções pode tomar para se tornar a si, e à comunidade LGBTI+ mais visível?