roll-up

As pequenas empresas, pela sua própria natureza, costumam ter menos recursos e fundos disponíveis para investir em publicidade. Por esta razão, é especialmente importante para aproveitar ao máximo as oportunidades de marketing quando estas surgem. Os roll-ups oferecem uma forma única e rentável para as pequenas empresas obterem publicidade para os seus produtos ou serviços.

Uma campanha publicitária em formato roll-up é um esforço coordenado para colocar a sua empresa em destaque, e chamar à atenção de potenciais clientes. Mas, o roll-up perfeito não acontece por acaso! Para isso é preciso tomar decisões estratégicas de design.

Depois de impresso poderá colocá-lo em pontos estratégicos onde sabe que as pessoas se concentram (como na fila de uma caixa registadora). No entanto, para que a mensagem seja passada de forma eficiente, o seu roll-up precisa de ter o design certo e a quantidade certa de informação, para que este gere o impacto que deseja nos seus clientes.

Conheça as nossas dicas para criar um roll-up de alto impacto.

1. Defina os objetivos.

Para desenhar o roll-up perfeito, é preciso começar por definir bem qual será o seu propósito. Porque é que está a criar um roll-up, em primeiro lugar? O que pretende alcançar com ele?

Alguns exemplos de objetivos possíveis a considerar:

  • Aumentar o conhecimento da marca
  • Mudar a percepção do público sobre a sua marca
  • Destacar um novo produto
  • Chamar à atenção para uma promoção
  • Promover um próximo evento
  • Criar sentido de comunidade
  • Sensibilizar para uma causa social

Este passo pode parecer demasiado óbvio, mas este é crucial para o sucesso da sua campanha. Quando souber exactamente o que é que pretende atingir com o seu banner, pode deixar que este objetivo – ou objetivos – o guiem na projeção do design. Não se esqueça: quando mais minimalista o design do roll-up for, maiores serão as chances de este comunicar de forma eficiente.

2. Mantenha o seu logótipo no topo.

Utilize a parte superior do roll-up para exibir o logótipo da sua empresa e outras informações mais importantes. Porquê? Muitas vezes, é o primeiro lugar para onde as pessoas olham. Organize a informação de cima para baixo, com a sua mensagem principal ao nível dos olhos.

3. Pense de cima para baixo, da esquerda para a direita.

Todos somos ensinados a ler de cima para baixo e da esquerda para a direita quando andamos na escola: os nossos consumidores não são diferentes! Tenha isto em mente quando estiver a distribuir a informação no seu banner. Coloque apenas informação relevante – já que a informação adiciona pode ser fornecida pela sua equipa de vendas ou por um banner de mesa, flyers, etc..

4. Tenha em consideração o local onde vai ser aplicado

Depois de ter uma ideia clara dos objetivos do seu roll-up, vai querer decidir exactamente onde é que o vai colocar.

  • Será no interior, ou exterior?
  • Será para o seu ponto de venda/loja, para um evento, ou outro local?

O local onde o roll-up vai ser colocado é muito importante, para que possa criar um banner que se destaca do ambiente que o rodeia. Por exemplo, não seria muito eficaz colocar um banner vermelho e laranja, em frente a uma parede de tijolo, uma vez que este se iria “camuflar” com o fundo, e tornar-se menos visível.


Em alguns casos, pode ser necessário incluir uma margem branca ou preta à volta dos lados do seu banner para o ajudar a destacar-se, especialmente se este for colocado numa zona de grande movimento. Um banner que contrasta com o seu ambiente será mais perceptível.

5. Certifique-se de que está a utilizar imagens de alta qualidade.

É natural que queria usar imagens nos seus roll-ups. Se quiser usar qualquer tipo de imagens prontas para impressão nos seus banners, certifique-se de que são guardadas no sistema de cores CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black – em oposição ao RGB) e a resolução está definida para 300 DPIs.

6. Tire partido do texto e do espaçamento.

A tipografia e a disposição das letras devem ser pensadas tendo um conta não só o aspeto estético, mas também a sua legibilidade. A forma como vai desenhar e utilizar os vários tipos de letra à sua disposição é uma das coisas mais importantes quando se trata de design visual e gráfico.

Não se esqueça que as suas escolhas devem estar alinhadas com a Identidade Visual da sua marca (link).

7. Mantenha o texto conciso e objetivo

Independentemente da dimensão do seu roll-up, vai querer manter o seu texto consico. Este não é o momento de se tornar poético! Concentre-se em passar a sua mensagem da forma mais direta e clara possível.

O seu texto deve ser fácil de entender, em apenas alguns segundos, por isso, pense: Como é que pode condensar a sua mensagem, para que ela caiba num pequeno espaço?

8. Certifique-se que o seu roll-up tem um ponto de foco principal claro.

Quanto maior for o seu roll-up, mais importante é que este seja concebido em torno de um ponto de foco principal estratégico. A esperança, claro, é que as pessoas vejam e leiam a totalidade do seu banner, mas se estiverem apenas a dar uma olhadela de passagem, os seus olhos devem ser automaticamente conduzidos para uma zona principal, para que recolham a informação essencial. O seu ponto de foco principal pode ser uma imagem, uma palavra ou uma linha de texto.

Pode pôr em destaque uma determinada parte do seu banner de várias maneiras. Aqui estão alguns métodos a experimentar:

  • Criar contraste: Pode usar uma cor mais forte numa determinada imagem, ou palavra, para a fazer sobressair. Envolver o texto, ou uma imagem colorida, com um pouco de espaço em branco também pode ajudar a colocar essa informação em destaque.
  • Alterações no texto: Para destacar partes do texto, pode sublinhar, colocar em negrito ou colocar as letras em maíusculas para atrair imediatamente os olhos da pessoa para informação estratégica.

9. Escolha os melhores materiais

Para além do design, os próprios materiais físicos que vão suportar o seu roll-up também são extremamente importantes, se quiser que o produto final tenha um aspecto profissional.

Se o seu roll-up for para colocação no interior, praticamente todos os materiais são adequados. Contudo, se este for pendurado no exterior, onde o vento e as condições climatérias o podem danificar, considere o uso de material de maior resistência.

Não tem a certeza do que tudo isso significa? Nós podemos ajudar!
Peça hoje o orçamento para o seu roll-up com as seguintes informações:

  • Dimensões,
  • Objetivo,
  • Local de aplicação (interior/ exteorior).

E nós estamos disponíveis para o ajudar a descobrir a melhor solução para o seu projeto.

impressão porto workstation

    Como nos encontrou?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

    Com dúvidas?