poupar energia na empresa

O sector industrial é um dos setores mais importantes, mas também dos mais poluentes do mundo. Muito trabalho tem sido feito nos últimos anos para tentar melhorar isto, e uma abordagem que é frequentemente adoptada é a de poupar energia na empresa. Há muitas formas diferentes de o fazer, e aqui vamos olhar para algumas das mais comuns.

Não é segredo que as empresas, especialmente as do sector industrial e comercial, são grandes consumidores de energia. O que pode ser uma surpresa, contudo, é que muitas destas empresas poderiam poupar uma fortuna – e reduzir as suas pegadas ecológicas – com apenas pequenas mudanças no seu modo de funcionamento.

Esta é a descoberta de um novo relatório da consultora de sustentabilidade EcoAct, que indica que as empresas poderiam reduzir o seu consumo de energia, em até 30%, sem fazer grandes alterações às suas infra-estruturas ou processos.

Fique atento para conhecer as nossas dicas!

Poupar na conta de energia da empresa

Desligar as luzes

Sabia que desligar as luzes quando sai de uma sala pode poupar-lhe muito dinheiro na sua conta de energia? Segundo a Energy Saving Trust, se todas as pessoas, no Reino Unido, desligassem as luzes quando saíssem de uma sala,estariam a poupar £1,3 mil milhões por ano!

Há muitas maneiras de poupar energia e dinheiro na sua empresa. Aqui estão algumas dicas simples para colocar em prática:

  • Desligue as luzes quando sair de uma divisão,
  • Desligue os aparelhos eletrónicos quando não estiver a ser utilizados,
  • Diminua o termóstato no Inverno e aumente-o no Verão.

A melhor forma de garantir que todos os colaboradores se lembram de colocar em prática estes gestos simples, mas que fazem toda a diferença no consumo de energia, é colocar sinalética divertida, em locais estratégicos, com lembretes.

Substituir as lâmpadas

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, se uma em cada 10 pessoas substituisse apenas uma lâmpada, por um modelo mais eficiente em termos energéticos, pouparia energia suficiente para iluminar 3 milhões de casas durante um ano. É muita energia que se poupa!

Existem hoje em dia muitos tipos diferentes de lâmpadas disponíveis no mercado que são mais eficientes em termos energéticos do que a lâmpada incandescente comum, que a maioria das pessoas usa. Algumas destas lâmpadas utilizam menos de 25% da electricidade de uma lâmpada incandescente, e duram até 10 vezes mais.

Aproveitar a luz natural

Tente utilizar ao máximo a luz natural. Aproxime os locais de trabalho das janelas ou abra espaço nas paredes para mais janelas. Procure organizar o seu espaço de trabalho para aproveitar esta iluminação. Esta medida faz tão bem ao seu bolso, como ao bem-estar dos seus colaboradores.

Usar cores claras na decoração

Num escritório a iluminação pode ser responsável por aproximadamente 60% do consumo de energia. É muito difícil eliminar totalmente o uso de iluminação artificial, mas podemos diminuir a sua utilização, se conseguirmos tirar o máximo de proveito possível da luz natural. Uma boa estratégia para este efeito, é pintar os ambientes com cores claras, que irão refletir e espalhar melhor a luz.

Outra maneira é diminuir o número de divisórias que possam dificultar a difusão da luz, ou instalar divisórias mais baixas. O uso de mobiliário claro também pode ajudar.

Evitar o pico de consumo de energia

Entre 17h e 22h, aproximadamente, é o horário de pico em que o país atinge seu auge de gasto de energia. Isto acontece porque é o período em que as pessoas vão para casa e realizam atividades que podem ter um alto consumo de energia, além de muitas fábricas que funcionam 24h por dia. Neste período de tempo as tarifas podem ter um preço mais elevado.

Se for conveniente e flexível para o seu negócio, adaptar os seus horários de trabalho, ou de alguns funcionários, pode ser uma alternativa para economizar energia elétrica na empresa e diminuir os gastos.

Consciencializar os colaboradores

Não adianta pensar em formas de economizar energia, se os seus colaboradores não estiverem sensibilizados para elas. Por isso, sempre que possível, procure instruir os seus funcionários sobre as políticas de sustentabilidade internas, e as medidas que estão a ser implementadas para melhorar a utilização dos recursos. Palestras, e-mails informativos, cartazes, etc. são apenas alguns exemplos das inúmeras estratégiasa que pode recorrer para incentivar os seus funcionários a colocarem em prática estes gestos em prática!

A fim de poupar energia na sua empresa, comece por ver onde quais são as medidas de maior impacto, que pode implementar mais depressa. Já lhe sugerimos cinco formas simples de poupar energia na sua empresa, desde desligar os aparelhos eletrónicos quando esta não estão a ser utilizado até tornar o seu edifício mais eficiente em termos energéticos. A implementação de pelo menos uma destas dicas pode ajudá-lo a poupar dinheiro e a reduzir a pegada ambientar da sua empresa.

Agora está nas suas mãos!

impressão porto workstation

    Como nos encontrou?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.

    Com dúvidas?