Lucro & Sustentabilidade

Muitos empresários acreditam que o Lucro & Sustentabilidade não podem andar de mãos dadas. Pensam que tornar a sua empresa mais sustentável implica custos demasiado elevados. Contudo, é possível tornar o seu negócio mais amigo do ambiente, sem precisar de gastar muito dinheiro.

Certamente já se terá questionado se é viável ter uma empresa sustentável, ou até se é possível ser sustentável e ter uma empresa ainda mais lucrativa, em comparação à que tem no momento.

O foco na sustentabilidade, e em iniciativas “verdes” é uma tendência que veio para ficar. Com o crescimento do interesse dos consumidores em práticas mais amigas do ambiente, é urgente que as marcas se responsabilizem por fazer a sua parte na proteção do planeta que é de todos nós. Caso contrário, correm sérios riscos de perder o seu espaço no mercado.

Um estudo recente descobriu que mais de 50% dos compradores da Geração Z (a geração seguinte aos millennials) estão dispostos a pagar mais por um produto de origem sustentável.

Fique a conhecer as nossas dicas para tornar a sua empresa mais sustentável, sem comprometer o seu lucro.

Dicas para aliar Lucro & Sustentabilidade

1. Tenha referências

Antes de traçar um plano para tornar a empresa mais sustentável, procure saber o que outras empresas da sua área de negócio estão a fazer. Inspirar-se nelas pode ser a melhor forma de alcançar uma maior sustentabilidade sem comprometer o resultados da empresa.

Observe quais são os pontos positivos e negativos das ações implementadas por cada uma delas e, principalmente, os desafios que enfrentam.

2. Envolva a equipa

Para que a sua empresa possa alcançar os seus objetivos, quer em termos de lucro, como de sustentabilidade, é importante que todos os colaboradores estejam a par das estratégias que pretende implementar e qual a sua importância para o sucesso de todos.

3. Implemente a ISO 14001

A ISO 14001 é uma Norma ABNT que indica quais os principais pontos a ter em atenção nas empresas, independentemente da sua dimensão, quando o objetivo é desenvolver práticas sustentáveis.

Alguns dos objetivos da ISO 14001 são:

  • Aumentar o desempenho ambiental;
  • Ajudar a organização a cumprir com os requisitos legais e outros;
  • Alcançar benefícios financeiros e operacionais.

4. Use o “Marketing Verde”

O Marketing Verde é uma estratégia utilizada por algumas empresas, e que lhes tem permitido obter lucros consideráveis e fortalecer a sua imagem aos olhos do público em geral. Ao divulgar as suas ações rumo à sustentabilidade estará a diferenciar-se da concorrência e a obter a confiança dos consumidores.

Contudo, é importante ressaltar que de nada adianta levantar a “bandeira verde”, sem que haja uma efetiva alteração dos processos da empresa. Os consumidores estão muito atentos a tudo o que fazemos, e qualquer passo em falso pode ser o suficiente para perder toda a credibilidade.

5. Escolha bem os seus fornecedores

Uma excelente forma de aumentar a sustentabilidade do seu negócio, é selecionar fornecedores que também pratiquem iniciativas verdes. Ao selecionar, por exemplo, matérias primas mais amigas do ambiente, estará a reduzir o impacto ambiental da produção da sua empresa.

A WorkStation é a única empresa gráfica em Portugal certificada desde a conceção até á implementação no ponto de venda. Utilizamos equipamentos são amigos do ambiente, e os vários prémios já recebidos pelas boas práticas em termos de sustentabilidade são a prova de que optar pela WorkStation é um bom investimento para a sua empresa e para o nosso planeta.

impressão porto workstation

    Como nos encontrou?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Com dúvidas?