Muitos empresários acreditam que o Lucro & Sustentabilidade não podem andar de mãos dadas. Pensam que tornar a sua empresa mais sustentável implica custos demasiado elevados. Contudo, é possível tornar o seu negócio mais amigo do ambiente, sem precisar de gastar muito dinheiro.
Certamente já se terá questionado se é viável ter uma empresa sustentável, ou até se é possível ser sustentável e ter uma empresa ainda mais lucrativa, em comparação à que tem no momento.
O foco na sustentabilidade, e em iniciativas “verdes” é uma tendência que veio para ficar. Com o crescimento do interesse dos consumidores em práticas mais amigas do ambiente, é urgente que as marcas se responsabilizem por fazer a sua parte na proteção do planeta que é de todos nós. Caso contrário, correm sérios riscos de perder o seu espaço no mercado.
Um estudo recente descobriu que mais de 50% dos compradores da Geração Z (a geração seguinte aos millennials) estão dispostos a pagar mais por um produto de origem sustentável.
Fique a conhecer as nossas dicas para tornar a sua empresa mais sustentável, sem comprometer o seu lucro.
Dicas para aliar Lucro & Sustentabilidade
1. Tenha referências
Antes de traçar um plano para tornar a empresa mais sustentável, procure saber o que outras empresas da sua área de negócio estão a fazer. Inspirar-se nelas pode ser a melhor forma de alcançar uma maior sustentabilidade sem comprometer o resultados da empresa.
Observe quais são os pontos positivos e negativos das ações implementadas por cada uma delas e, principalmente, os desafios que enfrentam.
2. Envolva a equipa
Para que a sua empresa possa alcançar os seus objetivos, quer em termos de lucro, como de sustentabilidade, é importante que todos os colaboradores estejam a par das estratégias que pretende implementar e qual a sua importância para o sucesso de todos.
3. Implemente a ISO 14001
A ISO 14001 é uma Norma ABNT que indica quais os principais pontos a ter em atenção nas empresas, independentemente da sua dimensão, quando o objetivo é desenvolver práticas sustentáveis.
Alguns dos objetivos da ISO 14001 são:
- Aumentar o desempenho ambiental;
- Ajudar a organização a cumprir com os requisitos legais e outros;
- Alcançar benefícios financeiros e operacionais.
4. Use o “Marketing Verde”
O Marketing Verde é uma estratégia utilizada por algumas empresas, e que lhes tem permitido obter lucros consideráveis e fortalecer a sua imagem aos olhos do público em geral. Ao divulgar as suas ações rumo à sustentabilidade estará a diferenciar-se da concorrência e a obter a confiança dos consumidores.
Contudo, é importante ressaltar que de nada adianta levantar a “bandeira verde”, sem que haja uma efetiva alteração dos processos da empresa. Os consumidores estão muito atentos a tudo o que fazemos, e qualquer passo em falso pode ser o suficiente para perder toda a credibilidade.
5. Escolha bem os seus fornecedores
Uma excelente forma de aumentar a sustentabilidade do seu negócio, é selecionar fornecedores que também pratiquem iniciativas verdes. Ao selecionar, por exemplo, matérias primas mais amigas do ambiente, estará a reduzir o impacto ambiental da produção da sua empresa.
A WorkStation é a única empresa gráfica em Portugal certificada desde a conceção até á implementação no ponto de venda. Utilizamos equipamentos são amigos do ambiente, e os vários prémios já recebidos pelas boas práticas em termos de sustentabilidade são a prova de que optar pela WorkStation é um bom investimento para a sua empresa e para o nosso planeta.