Cada presença numa feira ou exposição é uma oportunidade única de se conectar com novos potenciais clientes, ou angariar novos contactos através de networking. Em qualquer uma das situações, um expositor criativo, e surpreendente é o segredo para que a sua presença nesse evento valha a pena.
Participar numa feira ou exposição com um expositor pouco interessante, igual aos tantos outros que lá estarão presentes, pode ser o suficiente para que todo o dinheiro gasto na sua presença, não passe de um desperdício de orçamento.
Vamos partilhar consigo todos os passos que precisa de ter em conta para se preparar para a sua próxima presença num destes eventos, e para que se consiga destacar da sua concorrência de forma original.
Defina os objetivos para o seu expositor na feira
Comece por refletir o que é que o levou a inscrever-se naquela feira em particular, e quais são os resultados que espera levar para casa no final do evento. Regra geral, estas feiras podem ter objetivos inseridos nestas três categorias:
- Networking – Conhecer ou dar-se a conhecer a potenciais parceiros e fortalecer relações estratégicas com outros,
- Divulgação de marca – Mais comum em eventos dirigidos ao público em geral, ou ao seu público alvo, Nestes caso irá querer dar a conhecer a missão, visão e valores da sua empresa, promovendo a sua marca de forma positiva,
- Criação de oportunidades de negócio – Estes eventos têm como principal objetivo a venda de produtos ou serviços ao público, ou a angariação de leads (contatos de futuros potenciais clientes).
Qual é que será o seu principal objetivo para a sua participação nesta feira em particular? Todas as suas ações, e até a conceção do seu expositor devem estar alinhados com o objetivo definido.
Desenhe o seu expositor
Dependendo do tipo de evento, ou feira, em que irá participar, e do objetivo que definiu para a mesma, irá começar a desenhar o seu expositor.
Por exemplo, se o seu objetivo for dar a conhecer a sua marca ao público geral, poderá querer organizar o seu expositor de forma a ter um espaço para demonstrações, e uma zona para distribuir flyers, realizar sorteios, ou permitir que as pessoas que deixei o seu contacto para se inscreverem na sua lista de e-mails.
Já se o seu objetivo for estabelecer contacto com potenciais novos parceiros, poderá querer criar uma zona mais privada no seu expositor, para que possa reunir com eles.
Quaisquer que sejam as suas expectativas para o tempo que irá passar nesse evento, é essencial que, para além de funcional, o seu expositor deve ser original e chamar à atenção. Aqui ficam algumas ideias para que o seu espaço na feira se destaque de todos os outros:
Crie uma decoração inspirada no seu logotipo
Neste expositor a marca Adidas criou um espaço muito original, no qual os seus visitantes podiam caminhar dentro desta espécie de “pop up store”. Este tipo de expositores não só o permite mostrar os seus produtos, como também cria uma experiência diferenciadora, e que certamente ficará na memória de todos os visitantes.
Use efeitos especiais e comunicação digital
O recurso a este tipo de tecnologias fará com que o seu expositor seja um sucesso garantido. Telas grandes, ecrãs de comunicação dinâmica e jogo de luzes são alguns exemplos da tecnologia a que pode recorrer.
O resultado é uma atmosfera quase mágica, e completamente inesquecível. Inspire-se neste exemplo da marca de bebidas energéticas: Burn.
Concentre-se em formas geométricas e cores fortes
Um excelente exemplo de um expositor chamativo, mas que ao mesmo tempo reflete a identidade da marca é este apresentado em Londres, pela marca de cosméticos Eleven Australia.
Claramente um caso em que o estético e o funcional se alinham na perfeição, uma vez que os cubos usados na decoração, servem também como prateleiras de apoio e espaços para expor os produtos.