impressão offset

De todas as formas de impressão, a Impressão Offset é uma das mais conhecidas, e certamente já ouviu falar sobre ela. Mas será que é a ideal para o seu projeto gráfico?

Fique a conhecer melhor a impressão offset, e compreenda se é este o tipo de impressão mais indicado para a sua próxima campanha publicitária.

O que é a Impressão Offset?

A Impressão Offset surgiu na segunda metade do século XX, e teve como objetivo substituir formas de impressão mais antigas, como a tipografia e a litografia. Trata-se de um tipo de impressão indireta, em que uma tela serve de intermediário na transferência da tinta, e retém os excessos. Devido a este processo, este tipo de impressão transfere a imagem para a superfície a imprimir sem o danificar, ou humedecer.

A tela utilizada serve depois como que “molde” para as impressões seguintes, o que faz com que este tipo de impressão seja mais indicado para grandes tiragens, para que se possa reutilizar o molde já criado.

Vantagens da Impressão Offset

Devido à técnica utilizada neste tipo de impressão, esta apresenta as seguintes vantagens:

  • Custo por unidade mais reduzido para tiragens de grandes quantidades,
  • Após a primeira impressão, em que o “molde” é criado, as restantes impressões são bastante mais rápidas, conseguindo atingir perto de milhares de folhas por hora.
  • Dependendo do equipamento disponível, este tipo de impressão é bastante flexível em termos de formatos, cores e acabamentos.
  • É uma excelente opção para imprimir em superfícies arredondadas, ou muito maleáveis, sem as danificar.
  • Muito higiénica, uma vez que a tinta não entra em contacto direto com a superfície impressa, sendo por isso a técnica de eleição para embalagens de produtos alimentares, e outros.
  • Produz resultados de alta definição.

Desvantagens da Impressão Offset

Como nem tudo é um mar de rosas, a Impressão Offset pode não ser a mais indicada para todos os tipos de projetos gráficos. Se estiver a ponderar recorrer a este tipo de impressão, estas são as desvantagens que deve ter em consideração:

  • A sua técnica faz com que não seja a melhor opção para tiragens de poucas quantidades, representando um custo mais elevando, e pouco vantajoso nestas situações.
  • Apesar dos avanços na qualidade da impressão, a POD ainda não alcançou os padrões da impressão tradicional.
  • Dependendo dos equipamentos disponíveis nas diferentes gráficas, poderão apresentar restrições em termos do formato.

Alternativas a considerar

Se depois de avaliar as vantagens e desvantagens da impressão offset chegou à conclusão que este pode não ser o melhor método para o seu projeto, pode estar a perguntar-se qual será a forma de impressão que se adequa melhor às suas necessidades.

Caso o seu projeto exija uma quantidade pequena de tiragens, a impressão offset poderá representar um custo demasiado elevado. Nesse caso, deverá considerar optar pela impressão digital, que exige consideravelmente menos ajustes em cada produção.

Embora, regra geral, quanto maior for a tiragem, menor é o custo por unidade em offset, alguns fatores (como a quantidade de cores) podem alterar esta regra.

Peça hoje o seu orçamento, e nós teremos todo o gosto em o ajudar a entender qual a melhor solução gráfica para o seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Com dúvidas?