Merchandising para negócios

Sabe qual é o merchandising essencial, que precisa mesmo de ter, no seu negócio?

Embora o mundo digital tenha ganho cada vez mais espaço, na forma como as empresas comunicam com os seus clientes, acreditar que já não precisa de materiais gráficos mais tradicionais, como o merchandising, seria um grande erro.

Conquistar, e surpreender, potenciais clientes com merchandising inovador, criativo e “fora da caixa” é a melhor forma de se destacar no mercado, e impactar cada vez mais clientes.

Fique a conhecer os materiais gráficos que não podem faltar, desde o início, para que o seu negócio seja um verdadeiro sucesso!

1. Cartões de visita

Este é um clássico, e que quase nem precisavamos de mencionar! O cartão de visita é um dos principais materiais gráficos de uma empresa, pois é capaz de transmitir de maneira simples e rápida, todos os contatos do seu negócio e o nome da pessoa que responde por determinado assunto.

Mas, não é por este ser um clássico, que o seu cartão de visitas precisa de ser aborrecido! Hoje em dia já é possível criar estes cartões com os mais diversos formatos, cores e até efeitos especiais, que farão certamente com que a sua marca se destaque. Por outro lado, um cartão com um mau design, ou redundante, não deixará uma boa primeira impressão.

merchandising para negócios

2. Catálogos

O catálogo é essencial para quem precisa de mostrar os seus produtos. Hoje em dia já pode optar por catálogos altamente personalizados, desde o material, aos acabamentos de impressão, e podendo até incluir texturas e cheiros.

Este é um material gráfico que certamente nunca passará de moda, uma vez que permitem ao cliente folhear e encontrar o produto ideal, consultando suas características, cores, formatos e preço.

3. Panfletos, ou flyers

Sem dúvida, este é um dos materiais gráficos mais simples e baratos de se produzir. São ideiais para comunicar promoções pontuais, publicitar eventos, lançar novos produtos, comunicar aberturas de novos pontos de venda,e também para divulgar a sua marca no geral.

A comunicação neste tipo de material gráfico deve ser trabalhada para conseguir prender a atenção do consumidor, e fazer com que ele se interesse pelo produto ou serviço que ali é divulgado.

display de balcão

4. Displays de balcão

Este formato de merchandising é geralmente de pequenas dimensões, rígido e serve para ser colocado estrategicamente, em cima de balcões.

É muito útil para comunicar promoções, novos produtos, inciativas recentes ou até mesmo, convidar o cliente a tomar uma ação, como descarregar uma aplicação para o telemóvel. Também é recomendado para informar os seus clientes sobre formas de pagamento, horário de funcionamento ou outras informações relevantes.

5. Folders

O termo folder, vem do inglês “fold”, que significa dobrar, ou seja, este é um material gráfico que possui dobras. Nada melhor do que um folder bonito, claro e útil para apresentar seus os produtos e serviços aos clientes.

Estes podem depois ser distribuídos na rua, dentro do seu ponto de venda ou enviados pelos Correios. A utilização dos folders é parecida com a de um panfleto, contudo, ele permite adicionar mais informação e detalhes.

6. Jogos

Uma excelente forma de se destacar, é dispondo de merchandising da sua marca, em formato de jogos. Por exemplo, lembra-se do “Quantos Queres?”? É uma forma descontraída de associar a sua marca a momentos de lazer do cliente – e convenhamos, haverá melhor associação?

Depois de montar o molde, há que escolher o que perguntar e as surpresas que se escondem debaixo das oito janelas. Pode colocar curiosidades sobre a área da sua empresa ou utilizar humor.

7. Papelaria

Embora não seja essencial ter todos estes artigos, deverá pelo menos incluir alguns no merchandising essencial da sua empresa. Alguns exemplos, dos quais pode escolher, são:

  • Cadernos,
  • Canetas,
  • Agendas,
  • Envelopes,
  • Pastas,
  • Etc.

Permita-se ser criativo com os materiais e formatos escolhidos, mantendo-se sempre fiél à Identidade Visual da sua marca.

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