O que é que faz com que um produto se destaque no Ponto de Venda?
Já alguma vez deu por si a passear pelo supermercado e a ter os olhos a parar em um produto que nem sequer estava a pensar em comprar simplesmente porque ele chamou a atenção? Ou então a passear pela rua e entrar numa loja em que nem sequer ligava porque algo na montra lhe parecia irresistível?
Quando se trata de destacar um produto no ponto de venda, a WorkStation pode ajudar. Desde mostradores a caixas de iluminação led, passando por posters, stands, banners e até painéis de comunicação dinâmica, temos tudo o que precisa para o fazer destacar-se da concorrência.
Neste artigo vamos partilhar consigo algumas dicas para que o seu produto atraia os olhos dos seus potenciais clientes, qualquer que seja o local.
O que é o ponto de venda?
O ponto de venda é tudo e qualquer local em que o seu produto se encontre para venda. Isso pode ser tanto na sua loja, como em grandes superfícies.
Desde a idade média já na altura os comerciantes procuravam colocar as suas lojas em ruas estratégicas para que estas fossem vistas por um maior número de pessoas possível . Já na altura acreditavam que posicionar os seus produtos em locais de destaque era essencial para o sucesso do negócio. E não é que tinham razão?
A forma como o produto é exposto, o ambiente e o contexto em que este se insere, fazem toda a diferença no momento da decisão de compra. Detalhes como o jogo de luzes, a decoração, a climatização e até a música de fundo, interferem de forma positiva ou negativa, no processo de compra.
Saber de que forma é que podemos destacar o nosso produto no ponto de venda, é uma ferramenta essencial para todo e qualquer empresário, uma vez que sabemos que terá apenas poucos segundos para encantar o cliente.
Como é que pode destacar o seu produto no ponto de venda?
Seja ousado
Quando o objetivo é destacar o produto num espaço partilhado com produtos dos seus concorrentes, como é o caso dos super ou hipermercados, é fundamental chamar rapidamente à atenção. Por isso não tenha receio de usar tipos de letra ou cores mais arrojadas, para chamar à atenção.
Deixe-os sonhar
Use imagens com o produto em utilização, para que os clientes possam sonhar com a vida que podem ter a usar o produto. Fotografias de pessoas felizes enquanto usam o produto é fundamental se o seu objetivo for se destacar e despertar o desejo de compra.
E porque não optar pela utilização de ecrãs com comunicação dinâmica para o efeito? Na WorkStation podemos ajudar também com a dinamização deste tipo de comunicação.
Foque-se nos benefícios
Mais do que a beleza da embalagem, o cliente quer saber o que é que aquele produto pode fazer por ele. Comunicar os benefícios do produto, recorrendo a gráficos ou tabelas é uma excelente forma de tornar claro para o cliente porque é que ele deve optar pelo seu produto.
Mantenha-se fiel à sua marca
Em todas as campanhas de marketing e vendas a consistência é essencial para que a imagem da marca seja fortalecida em cada ação. Por isso, mesmo sendo ousado e fazendo o possível para chamar à atenção, mantenha-se fiel às cores e tipos de letra que já fazem parte da identidade visual da sua marca.
Crie experiência interativas
Estudos após estudos têm nos confirmado que a criação de experiências interativas no ponto de venda têm um impacto positivo nas vendas. Permita que os seus clientes interajam com o seu expositor, através de painéis de comunicação dinâmica ou uso de QR codes.
Quando os consumidores participam destas experiências interativas, as suas hipóteses de vender aumentam consideravelmente.
Ideias a não esquecer na hora de desenhar o seu expositor no Ponto de Venda:
Na WorkStation criamos diariamente vários displays ou expositores para pontos de venda. Aqui fica uma lista das nossas recomendações, de ideias que deve ter em conta quando estiver a pensar no seu:
- Opte formas pouco convencionais para que o seu expositor se destaque dos restantes.
- Faça com que o seu expositor se destaque pelas cores, evitando design monocromáticos.
- Estabeleça o ponto principal de foco, e crie o resto do Display em torno dele.
- Tenha consciência do impacto das cores escolhidas no psicológico do cliente.
- Atrai a atenção através de experiências interativas como é ecrãs táteis e QR codes.
- Tome partido dos jogos de luz, para destacar os pontos principais do seu stand.
- Evite sobrecarregar os expositores de informação, ou elementos. Zonas desarrumadas ou demasiado cheias, não são apelativas.
- Incorpore elementos que demonstrem o produto em utilização. O recurso a estes materiais irá certamente aumentar as suas vendas.
- Mantenha-se fiel a identidade visual da sua marca, para que esta se mantenha coerente.
- Tenha clareza na mensagem que pretende transmitir no seu expositor, para garantir que este cumpre os seus objetivos.
A criação de expositores e displays para o Ponto de Venda é sempre um desafio interessante, e nós estamos disponíveis para fazer essa caminhada consigo.