ponto de venda

O que é que faz com que um produto se destaque no Ponto de Venda?

Já alguma vez deu por si a passear pelo supermercado e a ter os olhos a parar em um produto que nem sequer estava a pensar em comprar simplesmente porque ele chamou a atenção? Ou então a passear pela rua e entrar numa loja em que nem sequer ligava porque algo na montra lhe parecia irresistível?

Quando se trata de destacar um produto no ponto de venda, a WorkStation pode ajudar. Desde mostradores a caixas de iluminação led, passando por posters, stands, banners e até painéis de comunicação dinâmica, temos tudo o que precisa para o fazer destacar-se da concorrência.

Neste artigo vamos partilhar consigo algumas dicas para que o seu produto atraia os olhos dos seus potenciais clientes, qualquer que seja o local.

O que é o ponto de venda?


O ponto de venda é tudo e qualquer local em que o seu produto se encontre para venda. Isso pode ser tanto na sua loja, como em grandes superfícies.

Desde a idade média já na altura os comerciantes procuravam colocar as suas lojas em ruas estratégicas para que estas fossem vistas por um maior número de pessoas possível . Já na altura acreditavam que posicionar os seus produtos em locais de destaque era essencial para o sucesso do negócio. E não é que tinham razão?

A forma como o produto é exposto, o ambiente e o contexto em que este se insere, fazem toda a diferença no momento da decisão de compra. Detalhes como o jogo de luzes, a decoração, a climatização e até a música de fundo, interferem de forma positiva ou negativa, no processo de compra.

Saber de que forma é que podemos destacar o nosso produto no ponto de venda, é uma ferramenta essencial para todo e qualquer empresário, uma vez que sabemos que terá apenas poucos segundos para encantar o cliente.

Como é que pode destacar o seu produto no ponto de venda?

Seja ousado

Quando o objetivo é destacar o produto num espaço partilhado com produtos dos seus concorrentes, como é o caso dos super ou hipermercados, é fundamental chamar rapidamente à atenção. Por isso não tenha receio de usar tipos de letra ou cores mais arrojadas, para chamar à atenção.

Deixe-os sonhar


Use imagens com o produto em utilização, para que os clientes possam sonhar com a vida que podem ter a usar o produto. Fotografias de pessoas felizes enquanto usam o produto é fundamental se o seu objetivo for se destacar e despertar o desejo de compra.
E porque não optar pela utilização de ecrãs com comunicação dinâmica para o efeito? Na WorkStation podemos ajudar também com a dinamização deste tipo de comunicação.

Foque-se nos benefícios


Mais do que a beleza da embalagem, o cliente quer saber o que é que aquele produto pode fazer por ele. Comunicar os benefícios do produto, recorrendo a gráficos ou tabelas é uma excelente forma de tornar claro para o cliente porque é que ele deve optar pelo seu produto.


Mantenha-se fiel à sua marca


Em todas as campanhas de marketing e vendas a consistência é essencial para que a imagem da marca seja fortalecida em cada ação. Por isso, mesmo sendo ousado e fazendo o possível para chamar à atenção, mantenha-se fiel às cores e tipos de letra que já fazem parte da identidade visual da sua marca.

Crie experiência interativas


Estudos após estudos têm nos confirmado que a criação de experiências interativas no ponto de venda têm um impacto positivo nas vendas. Permita que os seus clientes interajam com o seu expositor, através de painéis de comunicação dinâmica ou uso de QR codes.

Quando os consumidores participam destas experiências interativas, as suas hipóteses de vender aumentam consideravelmente.

Ideias a não esquecer na hora de desenhar o seu expositor no Ponto de Venda:


Na WorkStation criamos diariamente vários displays ou expositores para pontos de venda. Aqui fica uma lista das nossas recomendações, de ideias que deve ter em conta quando estiver a pensar no seu:

  • Opte formas pouco convencionais para que o seu expositor se destaque dos restantes.
  • Faça com que o seu expositor se destaque pelas cores, evitando design monocromáticos.
  • Estabeleça o ponto principal de foco, e crie o resto do Display em torno dele.
  • Tenha consciência do impacto das cores escolhidas no psicológico do cliente.
  • Atrai a atenção através de experiências interativas como é ecrãs táteis e QR codes.
  • Tome partido dos jogos de luz, para destacar os pontos principais do seu stand.
  • Evite sobrecarregar os expositores de informação, ou elementos. Zonas desarrumadas ou demasiado cheias, não são apelativas.
  • Incorpore elementos que demonstrem o produto em utilização. O recurso a estes materiais irá certamente aumentar as suas vendas.
  • Mantenha-se fiel a identidade visual da sua marca, para que esta se mantenha coerente.
  • Tenha clareza na mensagem que pretende transmitir no seu expositor, para garantir que este cumpre os seus objetivos.

A criação de expositores e displays para o Ponto de Venda é sempre um desafio interessante, e nós estamos disponíveis para fazer essa caminhada consigo.

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