manter equipa motivada

Como é que pode manter a sua equipa motivada, enquanto trabalham em casa?

A crise pandémica e a adoção de modelos como o teletrabalho vieram colocar à prova muitas empresas.
Se por um lado já começamos a desconfiar, o trabalho remoto continua a ser prática comum para muitas empresas, e nunca como hoje foi tão difícil manter o espírito de equipa ativo.

Neste artigo iremos explorar a importância do comprometimento organizacional dos colaboradores para os resultados da equipa, e apresentar algumas sugestões para que possa manter a sua equipa unida, mesmo à distância.

Importância do comprometimento organizacional

O comprometimento organizacional no local de trabalho é o nome dado ao sentimento de pertença que os colaboradores sentem, face à organização para a qual trabalham.

É esta conexão que faz com que os colaboradores se envolvam diretamente no dia a dia da empresa, e que “vistam a camisola” quando necessário. Os funcionários envolvidos são mais determinados no seu trabalho, mais produtivos, mais disponíveis e proativos.

Os funcionários que estão envolvidos sentem-se valorizados, agem como embaixadores de sua organização e geralmente são grandes ativos para as organizações.

Ideias para manter a equipa motivada

1. Mantenha sempre a comunicação

Mais do que é importante manter uma comunicação clara entre todos os elementos da equipa. A distância, e o aumento de comunicações por escrito podem geram falhas de comunicação e mal entendidos. Garanta que existem momentos de conversa entre os colaboradores, para evitar conflitos.

2.  Esteja atento à sobrecarga de trabalho‍

Já foi comprovado que quem trabalha em casa, na maioria das vezes, acaba por trabalhar mais do que se estivesse no escritório. No trabalho remoto, é frequente que a vida profissional e pessoal se entrelacem, ficando difícil entender quando começa uma, e termina a outra.

Certifique-se de que os seus colaboradores não estão demasiado sobrecarregados, e que todos os processos são simplificados e o mais automatizados possível.

3.  Ofertas personalizadas

E como não há nada melhor para aumentar o comprometimento organizacional do que literalmente vestir a camisola, muitas empresas tem apostado em ofertas personalizadas, com o logotipo da marca, para aumentar o sentimento de pertença à organização, mesmo que fora do escritório.

Veja alguns exemplos de Merchandizing personalizado, que pode oferecer aos seus colaboradores, para manter o espírito de equipa vivo!

manter equipa motivada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Com dúvidas?