planear o ano novo da empresa

Como é que pode planear o novo ano da sua empresa?

O ano novo está à porta, e certamente já começou a sonhar com as uvas passas e o champagne. Mas, para além de um momento de celebração do fim de um ciclo, que é a noite de fim de ano, este é também um momento de nos prepararmos para o novo ciclo que se inicia.

O início de um novo ano é uma oportunidade para se renovar. Aproveite para refletir sobre o ano que passou, e prepare-se para abraçar esta nova etapa da sua empresa reformulando o que já não funciona, e abraçando novos projetos.

Começar o ano com um planeamento das ações que irá tomar nos próximos 12 meses é fundamental para que o novo ano seja repleto de sucesso e novas conquistas.

Porque deve planear o novo ano da sua empresa?

Ao planearmos, com antecedência, as nossas ações, tendo em vista os nossos objetivos, iremos conseguir ir acompanhando o nosso progresso ao longo do ano. Só assim teremos uma noção real de se estamos num bom caminho, onde é que precisamos de investir mais atenção, e quando é que vamos conseguir atingir determinada meta.
A verdade é que uma longa caminhada é feita de vários passos, e só podemos alcançar os nossos objetivos maiores, se todos os dias dermos um pequeno passo em relação a eles.

Na hora de planear o novo ano da sua empresa, siga os seguintes passos:

Identifique os altos e baixos deste ano

Antes de olharmos para o futuro, precisamos olhar para o passado e analisá-lo. Quais foram as coisas que correram melhor, e pior, no ano que passou? Quais foram os objetivos que conseguiu cumprir? Quais é que ficaram pelo caminho, e porquê?

Isto permite-nos fazer um ponto de situação, e reavaliar as nossas prioridades. Sem falar que, ao identificarmos o porquê que não termos conseguido cumprir determinada meta, conseguimos também evitar possíveis restrições e desafios que iremos encontrar de novo no futuro, e preveni-los.

Defina as suas metas

Depois de olhar para o passado, vamos voltar-nos para o futuro, e definir quais são os objetivos que queremos alcançar no próximo ano. Poderá querer aproveitar alguns dos objetivos que não foram alcançados no passado, mas é importante que defina uma estratégia diferente, para que o passado não se repita.

Procure estabelecer metas mensuráveis e concretas. Em vez de ter como objetivo “Aumentar a faturação”, substitua-o por algo como “Aumentar a faturação em 10% no primeiro trimestre”.

Projete as suas vendas

Uma outra parte importante do seu planeamento é fazer uma estimativa às vendas que irá conseguir em diferentes períodos do ano. Com base na experiência dos anos anteriores, provavelmente consegue encontrar algum “padrão” do que esperar em cada um dos meses do novo ano.

Ao saber, por exemplo, que janeiro é um mês de baixa faturação, conseguirá traçar objetivos mais realistas para o primeiro trimestre. E durante o novo ano, se vir que abril não foi tão bom como é costume, então saberá que precisa de analisar a situação, e caprichar em maio.

Crie um plano de ação

Agora que já sabe o que pretende alcançar, e tem uma ideia do que pode interferir com o seu caminho é hora de elaborar um plano com as ações que irá tomar, ao longo do ano que se inicia, para chegar às metas traçadas.

Não tenha receio de passar tudo para o papel. Escrever as etapas do plano vai ajudá-lo a entender melhor melhor como elas serão realizadas, e também a fixá-las na sua cabeça.

Reveja o seu plano de Marketing

Aproveite este momento de reflexão e planeamento para rever as suas estratégias de marketing. Também aqui deve analisar o que está a funcionar, e o que precisa de ser alterado. Pense em novas técnicas, canais de vendas e ações que poderá testar no próximo ano.

O ambiente e as pessoas

Não se esqueça de incluir no seu planeamento do próximo ano ações concretas que visem o ambiente e as pessoas que fazem parte da sua equipa.

A crise ambiental em que já vivemos é uma responsabilidade de todos nós. Os consumidores estão atentos a tudo o que fazemos, e é nossa obrigação, como empresas, adotarmos gestos mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Por exemplo, na WorkStation utilizamos apenas equipamentos com tecnologia GreenGuard, ou seja, que protegem o ambiente. Um dos seus passos rumo à sustentabilidade pode ser por exemplo, mudar de fornecedores, para outros mais sustentáveis.

Em relação às pessoas, é também importante que analise se é necessário fazer alterações à equipa. Talvez esteja na hora de reformular equipas, promover alguém internamente, fazer novas contratações, etc. Olhe para o passado, e tente entender o que esperar do futuro.

Além disso, poderá simplesmente precisar de entender de que forma é que pode motivar mais a sua equipa, ou pensar em estratégias para melhorar o conforto e as condições de trabalho dentro do seu escritório, para aumentar a produtividade.

Não desista dos seus sonhos!

Se a sua empresa está a passar por uma fase menos positiva, ou se durante o balanço do ano que está por terminar perceber que as coisas não estão a ir como desejava, não desanime!

Ter um negócio é sempre desafiador, ainda mais com tudo o que tem acontecido no mundo nos últimos anos. Mas conquistar o que deseja não é impossível! Dê um passo de cada vez e, faça o melhor que sabe, com o que tem à sua disposição de momento.

Boa sorte a planear o novo ano da sua empresa!

impressão porto workstation

    Como nos encontrou?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Com dúvidas?