rótulos

Sabe como criar rótulos que além de informativos, chamam à atenção e contribuem positivamente para as suas vendas?

O processo de conceção e impressão de um rótulo é de extrema importância. Um rótulo bem conseguido deve representar a sua marca, transmitir informações importantes sobre o produto, e acima de tudo despertar o desejo no cliente.

Conheça as nossas dicas para o design de um rótulo perfeito, que eleva o seu produto e que se torna irresistível aos consumidores.

Dicas de Design para rótulos

Quando estiver a desenhar o rótulo do seu produto, não se pode esquecer que este irá afetar diretamente a forma como o seu produto irá ser percecionado no mercado.

Com estas dicas conseguirá entender tudo o que precisa de colocar no seu rótulo e como tomar as principais decisões em relação a cores ou tipos de letra, para que possa soltar a sua criatividade, e divertir-se durante o processo de desenho do seu rótulo.

1. Use as melhores ferramentas que conseguir

Existem vários programas que pode usar para desenhar o seu rótulo, sendo umas mais profissionais de outras. O ideal será sempre recorrer a uma ferramenta da Adobe Suite, como o Photoshop, o Illustrator ou o InDesign. Contudo, se não tiver nenhuma destas opções disponíveis, ou não as dominar, pode recorrer a softwares online, como o Canva.

2. Foque-se na legibilidade

Um bom rótulo é fácil de ler e comunica de forma eficaz o que é o produto e para que serve. Mas, para isso, é preciso que o rótulo seja legível.

Hierarquize de forma clara os elementos essenciais do seu rótulo. Eles são:

  • Nome do produto,
  • Logótipo da marca,
  • Quantidade de artigos ou doses,
  • Pequena descrição ou tagline.

Sem esquecer que na parte de trás deve inserir ingredientes e instruções de uso, bem como outra informação legal necessária.

Certifique-se de que todos estes elementos são organizados no rótulo de forma a serem legíveis. O texto deve escolher uma fonte e tamanho que permitam a leitura, idealmente nunca inferior a 6. Evite escolher cores para o texto que não contrastem com a cor de fundo, uma vez que também pode afetar a legibilidade.

3. Crie rótulos que acompanham a embalagem

O formato, as cores, e o tamanho da embalagem são elementos importantes a ter em conta no momento de conceber o seu rótulo. Por exemplo, um frasco pequeno, precisa de ter um rótulo pequeno também, e por isso terá que ter a informação toda bem concentrada.

Cada produto tem uma embalagem diferente, e por isso, no momento de desenhar o rótulo, devemos criar algo que se adapte ao formato já existente da embalagem. Tenha em conta o formato e o tamanho da embalagem, bem como a localização do rótulo.

4. Escolha bons tipos de letra

Os tipos de letra têm um papel fundamental na transmissão da mensagem pretendida nos nossos designs. Para além de os tornarem mais bonitos, os tipos de letra também transmitem informações sobre o que está escrito e facilitam (ou não) a leitura.

É possível transmitir desde alegria ou tristeza até seriedade e descontração apenas com o estilo da fonte que escolhemos. E por isso, é muito importante termos algumas noções de tipografia, para que seja possível escolher os melhores tipos de letra para cada rótulo.

5. Use o seu logótipo de forma consistente, mesmo nos rótulos

Todos os produtos da sua marca devem conter o seu logotipo no rótulo. Afinal, é fundamental que os clientes consigam reconhecer os diferentes produtos da sua marca. Caso o seu logotipo seja muito grande, opte por uma versão simplificada.

6. Deixe espaço em branco

O espaço em branco é entendido como todas as áreas que não são ocupadas por imagens, texto ou ilustrações, ou seja, o fundo do seu design. Este espaço é muito importante porque permite que os diferentes elementos respirem, e facilita a compreensão dos mesmos.

Este espaço em branco dá um ar minimalista ao design da embalagem, fazendo-a parecer mais sofisticada.

7. Seja divertido

É fácil tornarmos o design do nosso rótulo muito sério, mas ao adicionarmos um pouco de diversão e personalidade, vamos destacar-nos dos outros produtos da concorrência mais facilmente, e chamar à atenção dos consumidores.

 

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