
Venha conhecer tudo o que precisa para criar um Design de Espaços Comerciais de sucesso.
Quando o objetivo é aumentar as suas vendas e criar uma imagem de marca de sucesso, todos os detalhes contam.
Desde a decoração, passando pela iluminação, até à organização do espaço, tudo tem impacto na hora de determinar o sucesso do seu espaço comercial.
Para o ajudar criamos este guia com dicas que deve ter em conta no momento da concepção do seu espaço comercial.
Porque é que se deve preocupar com a decoração do seu espaço comercial?
O seu espaço comercial é um local de fluxo de visitantes e clientes. Para que possa tirar maior parte do dele, é essencial que este seja desenhado com a preocupação de conseguir marcar positivamente os seus visitantes, e potenciar o máximo de oportunidades de venda.
O design de interiores de um estabelecimento comercial deve obedecer a três princípios básicos:
- Deve ser atraente – ele deve atrair potenciais clientes até ao seu interior, e persuadi-los a permanecer no estabelecimento. Além disso deve ser um espaço aconchegante e que permita à sua equipa de desempenhar corretamente as suas funções.
- Deve ser funcional – os elementos presentes no seu espaço comercial devem estar alinhados com a sua atividade, e com as tarefas a realidade dentro do mesmo.
- Deve estar alinhado com a imagem da sua marca – a decoração e o interior do seu espaço comercial, bem como a sua fachada devem ser coerentes com a imagem da sua marca. Todos os elementos devem estar alinhados com a identidade visual da sua marca, uma vez que a representam.
Desta forma, o design assume um papel altamente relevante em todos os negócios, pois pode proporcionar uma vantagem competitiva que ajuda a alcançar aquela preciosa diferenciação tão almejada por todos.
Dicas para projetar as suas instalações comerciais
Antes de planejar a sua inauguração, é importante focar-se no design do seu novo espaço comercial. Para que tudo seja um sucesso siga estas dicas:
1. Oriente a sua decoração pelo seu público
Embora várias pessoas possam estar envolvidas na concepção e decoração do seu novo espaço comercial, é importante que todas recebam um briefing, que as permita desempenhar as suas funções de acordo com os objetivos gerais da sua empresa. A decoração do seu novo espaço comercial deve estar alinhada com o público para quem ele se destina.
Se por exemplo tiver uma loja de brinquedos, é importante que os elementos de decoração e organização do espaço sejam pensados com as crianças em mente.
2. Análise o seu negócio
Todas as interações que temos com potenciais clientes são fundamentais, e uma visita a sua loja de forma especial.
Análise tudo o que deseja que os seus clientes equipa percebam, e transmite ou através do design e decoração das instalações. Ao fazer isto estará a aumentar a reputação que a sua marca tem no seu setor.
3. Confie em profissionais
Sempre que possível, confie em profissionais para tomarem decisões relativamente ao design e decoração do seu espaço comercial. Na WorkStation dispomos de uma equipa de profissionais especializados que podem ajudar a tomar as melhores decisões para criar soluções de decoração originais e ainda amigas do ambiente.
4. Escolha móveis e objetos de destaque
Escolher móveis e objetos de decoração com design diferenciado é o segredo para criar ambientes de destaque.

5. Opte por móveis funcionais
Móveis pouco práticos, ou desconfortáveis podem dificultar a circulação e a utilização do espaço. Certifique-se de que escolhe mobiliário elementos decorativos na medida ideal para o espaço que tem disponível.
Algumas soluções criativas permitem reutilizar ou transformar algumas peças de mobiliário, de forma a torná-las mais funcionais, ou mais visualmente apelativas.
6. Use a decoração para chamar a atenção de clientes
Em alguns espaços comerciais decoração tem um impacto direto tempo que o cliente passa dentro da loja, e consequentemente, nas vendas. Especialmente em lojas de roupas, acessórios, calçados, supermercados, joalherias, etc.
Nestes casos, é importante que pense na criação de expositores e displays que permitam fácil acesso aos produtos, e garanta que estes se encontram bem iluminados. Criar ambientes limpos e modernos, combinando cores claras, vidro, metais e móveis de design ajudará a construir a confiança dos clientes.
7. Priorize a resistência das peças
Os espaços comerciais são zonas de grande fluxo de circulação de pessoas, e por isso é importante que o mobiliário e peças de decoração escolhidas sejam resistentes, e prontas para o grande uso a que serão sujeitas.
Uma forma de aumentar a resistência das peças é através dos acabamentos e de revestimentos. Na WorkStation podemos ajudá-lo a conceber objetos de decoração resistentes, material publicitário de acabamentos especiais e até no revestimento de peças de mobiliário.
8. Mantenha-se fiel à sua identidade visual
Certamente a sua marca já tem uma identidade visual definida. A decoração do seu espaço comercial deve estar alinhada com as cores e elementos gráficos característicos da sua marca.
A decoração do interior das instalações deve permitir-nos transmitir ao cliente o que queremos, seja o que for (confiança, modernidade, seriedade, diversão…). Use a psicologia das cores à favor do seu negócio.
9. Tenha atenção à iluminação
Uma boa iluminação é fundamental nos espaços comerciais. Além de ser imprescindível para o trabalho dos seus colaboradores, é também o que irá permitir que o seu cliente veja com clareza os produtos que tem à disposição para ele. Um esquema de luzes bem planeado tem ainda a possibilidade de criar ambientes, dentro do espaço, e de colocar em destaque produtos estratégicos, dirigindo a atenção dos clientes para os mesmos.