lona publicitária

Está a pensar em criar uma lona publicitária para colocar na frente da sua loja, ou publicitar o seu negócio na rua, mas não sabe por onde começar? Chegou ao sitio certo!

A lona publicitária é um suporte resistente, versátil e capaz de atrair atenção do seu potencial cliente. Por ser um tipo de comunicação de grandes formatos económico, é dos mais utilizados. Isto faz com que seja importante garantir a criatividade e inovação no momento em que escolhe o seu.

Feitas de vários materias impermeáveis, como o PVC ou o Econyl que utilizamos na WorkStation (vinil feito com plásticos retirados do oceano), são capazes de resistir às adversidades climáticas e ao desgaste temporal.

Como usar uma lona publicitária na sua estratégia de marketing?

As lonas publicitárias podem ser utilizadas para os mais diferentes fins. Estas podem ter um papel quase meramente decorativo, ficando expostas por um longo período de tempo no seu espaço comercial, servirem para comunicar promoções pontuais, ou até mesmo para fazer o lançamento de novos produtos, eventos e inaugurações.

A sua flexibilidade e facilidade de transporte permite que esta peça publicitária seja aproveitada em diferentes ações da empresa, e até transportada para diferentes pontos de venda.

As lonas podem também ser utilizadas fora do seu espaço comercial, com o objetivo de dar a conhecer pessoas que passam por locais estratégicos da sua cidade, a existência dos seus produtos.

Design da lona publicitária

Quer seja para publicitar um lançamento de um novo produto, ou para anunciar a sua grande inauguração, a mensagem presente na lona deve convidar quem passa a parar e olhar.

Para conseguir este efeito, deve ter em consideração três elementos fundamentais na lona:

  • Contraste,
  • Hierarquia,
  • Legibilidade.

O contraste chama à atenção

Criar uma sensação de forte contraste entre o texto e o fundo é essencial para que a mensagem presente na sua lona seja transmitida de forma eficiente.

Como usar cor para criar contraste e melhorar a legibilidade?

Sabemos que, regra geral, dispomos apenas de 3 segundos para apelar à atenção de potenciais clientes que passam pela sua lona.

Combinar cores semelhantes para o texto e o fundo faz com que seja mais difícil o texto presente na sua lona se destacar. Para além disso, é importante que considere o local onde a lona irá ser colocada, e pense em como contrastar com esse ambiente.

Segundo a Outdoor Advertising Association of America, estas são as combinações de cores mais legíveis para placas em lojas:

  • Preto sobre amarelo
  • Preto sobre branco
  • Amarelo sobre preto
  • Branco sobre azul
  • Preto sobre branco

lona publicitária

A hierarquia mostra onde devemos dirigir a nossa atenção.

Ao utilizarmos diferentes tipos de letra, e diferentes tamanhos, estamos a dar uma sensação de hierarquia dentro da informação disposta na lona. Os textos maiores são aqueles que captam a nossa atenção primeiro, então, eles devem conter a informação mais importante e atrativa para o potencial cliente.

De que forma é que o layout afeta a hierarquia?

Nas culturas ocidentais, a maioria das pessoas lê da esquerda para a direita e de cima para baixo. Por isso, fazer da linha de cima a maior e ir diminuindo os tamanhos a partir daí pode ser uma forma simples de comunicar a importância da sua comunicação.

A legibilidade assegura que a mensagem passa

O maior desafio do design da sua lona é garantir que, com os 3 segundos que temos à disposição, esta consegue cativar o cliente – a esta característica chamamos legibilidade.

De que forma o espaço afeta a legibilidade?

Quando começamos a criar a nossa lona publicitária, pode ser tentador adicionar toda a informação existente sobre o que estamos a tentar comunicar. Contudo, lembre-se que quando mais espaço existir “em branco”, mais fácil será de ler a informação disponibilizada.

Vale também a pena deixar muito espaço entre os principais elementos de design e a extremidade da sua lona publicitária. Este espaço é frequentemente designado “margem”.

Ao utilizar menos campos de texto, estará a tornar a informação que inclui mais cativante. O objetivo é fazer com que seja fácil para as pessoas lerem a sua placa, olhando apenas de relance.

lona publicitária

Características da Lona publicitária

Apesar da base ser sempre bastante semelhante, existem diferentes tipos de lonas que deve conhecer, antes de decidir a qual a que melhor se adequa às suas necessidades.

Em primeiro lugar é importante selecionar a gramagem. E se pensa que quanto maior for a gramagem da lona mais resistente ela vai ser, não poderia estar mais enganado! A gramagem da lona refere-se em grande parte à quantidade de PVC aplicado no seu revestimento.

No entanto, é bastante comum pensar que quanto maior a gramagem da lona, maior a sua resistência. Lamentamos informar, mas está completamente errado.

Conheça os tipos mais conhecidos de lona publicitária

Lona laminada

Este é o tipo mais económico de lonas, mas também o mais frágil. O PVC é aplicado através de um processo de laminação, em que uma película de PVC é aplicado na frente e no verso.

O PVC aplicado no verso pode ser branco, cinzento ou preto, o que confere mais ou menos opacidade à lona.

Se esta lona ficar exposta demasiado tempo ao sol e ao vento pode acabar por secar e partir. Por isso, são mais indicadas para o interior, ou para eventos e comunicações de pouca duração.

Lona coated ou premium

Na lona premium, é fundida uma camada de PVC líquido sobre a tela. Este processo confere maior resistência e durabilidade à lona.

Este é o tipo de lona mais versátil e comum a todos os eventos, sejam eles de interior ou exterior.

Lona mesh ou perfurada

Este tipo de lona contém pequenos furos na tela, que permitem que a circulação do ar aconteça, e que o vento não a rasgue. É, por isso, a lona mais indicada para espaços exteriores ventosos.

Mas, também é importante que esta seja reforçada com bons acabamentos nas suas extremidades, para que se torne ainda mais resistente.

Como conservar a sua lona publicitária?

Embora a grande maioria das lonas seja utilizada durante curtos períodos de tempo, existem algumas lonas que pertendemos usar (ou reutilizar) durante longos períodos. Para tal, é importante assegurar de que as manuseamos e armazenamos corretamente.

Estes são alguns dos cuidados que deve ter:

Quando as guardar, enrole a lona com a impressão voltada para dentro;

  • Evite dobrar a lona, enrole-a sempre que possível;
  • Mantenha a sua lona longe da luz solar direta e de calor extremo,
  • Se precisar de a limpar, utilize sabão neutro e água usando um pano macio ou toalha de papel;
  • Não use objetos abrasivos ou máquinas de pressão para limpar a lona.

Siga as instruções acima e mantenha a sua lona personalizada em bom estado e aumente a durabilidade da sua lona.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Com dúvidas?