inauguração

Está prestes a fazer a inauguração do seu novo espaço comercial, mas não sabe por onde começar?


Todos sabemos que só temos uma oportunidade de criar uma boa primeira impressão, então, planear com detalhe a sua inauguração, é fundamental para assegurar o sucesso da sua nova loja.


Para que a sua inauguração seja um sucesso, preparamos esta checklist com todas as necessidades gráficas que vai ter, para que possa começar já hoje a planear o seu evento.


Porque é que a inauguração é tão importante?

O evento de inauguração de um ponto de venda é fundamental para garantir o sucesso do mesmo. Quando tudo é planeado ao detalhe, existe uma forte possibilidade de surpreender positivamente os presentes, o que fará com que estes se tornem consumidores fieis da sua marca.

Para além de divulgar o seu novo espaço físico, a inauguração representa todo o seu negócio, e terá impacto na percepção que todos os consumidores tem da marca. O que irá fortalecer não só aquele ponto de venda, mas a marca como um todo.

O que não deve esquecer para uma inauguração de sucesso

A inauguração é uma oportunidade de atrair e angariar novos clientes, e por isso nada deve faltar nesse dia. Aqui ficam alguns aspetos a ter em conta para uma inauguração de sucesso:

Comida e bebida

Como em qualquer outro evento, é importante recebermos bem os nossos convidados. E quem é que não se sente bem vindo com aperitivos à disposição?

Dependendo do seu orçamento, poderá querer optar por um buffet, ou aperitivos volantes, como croquetes e bebidas.

O menu e as bebidas são uma parte importante da inauguração, e devem ser adequados ao tipo de clientes que espera receber. Por exemplo, se o seu público alvo forem crianças, o menu deverá ser diferente de um evento para adultos.

Inspire-se na sua marca e nos seus produtos, para e opte por um menu temático, por exemplo, com bolachas decoradas com o logotipo da marca, copos personalizados, que funcionem como brinde, entre outros.

Registros fotográficos

Se não existirem fotografias, é como se não tivesse acontecido! Registar o seu evento é importante, não só para partilhar os detalhes do evento nas redes sociais da sua marca, mas é também uma excelente oportunidade para ficar com imagens em banco, para utilizar no futuro.

Caso esteja disposto a ir mais além, pode criar um espaço de photobooth, decorado de acordo com a sua marca, para que os seus visitante se fotografem, e partilhem nas redes sociais deles. Pode até criar um sorteio para a melhor fotografia, e aumentar a visibilidade da sua inauguração.

Atrações

Atrações especiais chamam sempre a atenção do público. E neste assunto, está apenas limitado pela sua criatividade!
Pode convidar músicos para animar o evento, personalidades importantes para marcarem presença, fazer workshops sobre como utilizar os seus produtos, etc.

Sejam quais forem as suas escolhas, lembre-se que a acústica é um detalhe muito importante para o evento: é preciso que o som esteja num volume agradável para que os seus convidados possam aproveitar a música e conversar tranquilamente.

Decoração

A decoração tem um papel fundamental na criação do ambiente da loja, e deve estar alinhadas com a identidade da marca. Aposte numa iluminação diferenciada e arranjos para deixar o ambiente interessante.

Checklist necessidades Gráficas para a sua Inauguração

Quer seja para publicitar a sua inauguração, colocar promoções e produtos em destaque, criar jogos e sorteios, ou decorar o espaço, existem uma série de materiais que irá precisar de imprimir. Deixamos aqui uma checklist de todas as necessidades gráficas para uma inauguração de sucesso:

Para publicitar

Em primeiro lugar, irá querer começar a preparar a divulgação da sua inauguração, para garantir de que o seu cliente ideal o irá visitar. Embora deva investir em alguma divulgação online, a criação de campanhas de divulgação física é igualmente importante.

Eis alguns elementos que deve preparar:

Outdoors

Certamente poderá anunciar a sua inauguração em alguns pontos estratégicos de comunicação outdoor. Lembre-se que o seu outdoor deve conter a informação essencial sobre a sua inauguração (como tema, local, data e hora), mas não caia no erro de encher este tipo de comunicação demasiado. Nestes casos, menos é mais.

Opte por soluções inovadoras e que “saiam fora da caixa” para chamar à atenção e tornar a sua campanha de outdoors ou mupis memorável.

Cartazes

Uma outra estratégia que não vai querer esquecer é criar cartazes para espalhar em espaços estratégicos, em que o público alvo da sua inauguração os irá ver. Tal como no caso da comunicação outdoor, mantenha os cartazes apenas com a informação necessária.

Flyers

Os flyers ou panfletos desdobráveis são uma das formas mais económicas de publicitar a sua inauguração. Mantenha-os o mais apelativos possível, e espalhe-os por diferentes pontos, ou distribua-os na rua.

Convites

No caso de querer convidar algumas pessoas importantes, ou clientes fiéis, de forma mais personalizada, ter alguns convites criativos é uma forma pouco dispendiosa de ficar na memória, e de assegurar a sua presença.

Sinalização no espaço

Enquanto o seu ponto de venda ainda estiver em remodelação, deverá deixar informações sobre a inauguração na montra. Isto pode ser feito através da aplicação de vinis no vidro da frente, ou de uma lona publicitária.

Decorar e identificar o espaço

Como já foi anteriormente referido, a decoração é um dos elementos mais importantes da sua inauguração. Aqui estão alguns elementos que não se deve esquecer:

Destaques de produtos ou promoções

Poderá querer criar espaços de destaque para alguns produtos especiais, ou em promoção. Isto pode ser feito através de placas de PVC, aplicação de vinil, ou até com alguns palanques decorados.

Jogos e Sorteios

Quem é que não adora receber produtos de graça? Durante a sua inauguração poderá querer sortear alguns produtos, através de jogos. Esta é também uma oportunidade para recolher contactos dos visitantes, e criar uma base de dados de potenciais clientes.

Atrações e convidados

Caso vá dinamizar workshops e demonstrações durante a sua inauguração, é importante criar placas de sinalização com o programa, para que os convidados saibam pelo que devem ansiar.

Para além disso, deverá também decorar as mesas e espaços em que estas demonstrações irão acontecer.

Brindes ou amostras

Pense em pequenas amostras ou brindes que poderá oferecer a que visitar a sua nova loja. Estes devem ser úteis para o seu potencial cliente, e identificados com a sua marca, para que estes o usem, e a sua marca seja vista pelos seus amigos, uma vez que também estes se poderão tornar seus clientes.

impressão porto workstation

    Como nos encontrou?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Com dúvidas?