impressão 3d

A tecnologia da Impressão 3D veio para ficar! Embora este tipo de impressão já esteja disponível há cerca de três décadas, nos últimos anos empresas e pessoas apaixonaram-se pelo seu potencial, flexibilidade e baixo impacto ambiental.

Segundo dados da Produteca, 90% das empresas consideram a impressão 3D uma vantagem competitiva nas suas estratégias. Isto porque este tipo de impressão facilita processos anteriormente custosos e demorados, ao mesmo tempo que facilita a materialização de ideias inovadoras e criativas.

Na WorkStation encontra impressoras 3D à disposição, bem como acompanhamento desde a concepção do projeto, até à sua finalização.

Mas como é que pode tirar vantagem desta tecnologia inovadora e amiga do ambiente para o seu negócio?

Os diferentes usos da Impressão 3D

As aplicações da Impressão 3D são quase ilimitados! Desde a produção de produtos personalizados até à criação de peças e componentes para equipamentos, passando pela criação de protótipos – se conseguir imaginar, provavelmente consegue imprimir em 3D.

Na área da saúde, a impressão 3D já é utilizada para produzir próteses ou reproduções de partes do corpo humano a partir de radiografias, que facilitam o planeamento de cirurgias.

Também na área da alimentação já é utilizada para produzir alimentos. Por exemplo, o engenheiro israelense Amit Zoran, com a sua Cornucópia, já consegue imprimir chocolates, com design criativo e inovador.

E ainda, na área dos artigos personalizados, vemos várias empresas a imprimirem miniaturas idênticas aos seus clientes.

Como funciona a Impressão 3D?

A impressão 3D consiste numa série de técnicas que nos permitem “imprimir” objetos em três dimensões. Para tal, são usadas impressoras que formam modelos tridimensionais, a partir de uma técnica que vai sobrepondo finas camadas de matéria, até que o objeto esteja pronto.

Entre a variedade de materiais que podemos utilizar nestas impressoras estão os filamentos de nylon, termoplásticos resistentes, bronze, aço inoxidável, prata, cerâmica e outros, o que permite imprimir uma gama enorme de produtos.

Para além disso, ao optar pela impressão 3D pode estar a diminuir a pegada ambiental da sua empresa. Isto porque, ao invés de transportar os produtos finalizados, em grandes volumes, é necessário apenas transportar os filamentos a usar na impressora. O produto final é produzido já em território nacional.

impressão 3d

Ideias de Impressão 3D para o seu negócio

Criação de protótipos

Quem já criou um protótipo conhece bem as dificuldades e os custos que estas operações podem ter. Com a impressão 3D é possível criar o seu protótipo de forma simples, veloz e mais económica.

Desenvolvimento de produtos inovadores

A criação de novos objetos, ou produtos, através dos meios tradicionais é um processo complicado, e muitas vezes inalcançável para pequenos negócios.

Com a impressão 3D, em vez de pesquisar fornecedores diferentes para cada componente, ou ter que fazer encomendas em grandes quantidades, poderá imprimir o objeto na sua totalidade, tal como o imaginou, apenas nas quantidades necessárias.

Decoração

Dependendo das dimensões da impressora 3D, é possível imprimir desde pequenos objetos de decoração, até peças de mobiliário, como mesas, candeeiros, cadeiras e muito mais.

Quer seja para a criação de peças de decoração originais para o seu ponto de venda, ou para vender, as possibilidades são ilimitadas.

Mercado imobiliário

Na promoção de um empreendimento imobiliário novo, é comum recorrer a maquetes para facilitar a visualização do imóvel para interessados. A criação de maquetes manuais é um processo muito demorado, e com bastante margem para erros, o que não acontece na impressão 3D.

Mercado alimentar

Para além de existirem impressoras 3D que podem ser modificadas para o fabrico de alimentos, também é possível conceber e imprimir acessórios que irão facilitar na hora da confeção dos alimentos, como cortadores de bolachas, formas de bolos e acessórios que lhe permitem personalizar os produtos.

Produtos personalizados

Além daquilo que foi referido acima, a impressão 3D tem os limites da sua criatividade e necessidade. Desde lembranças de festa a sapatos ou até a peças robustas de carro. Todos estes objetos podem ser personalizados e impressos em 3D.

Acessórios e Bijuteria

Sim, também é possível imprimir peças de bijuteria, acessórios, sapatos e até peças de roupa (como bikinis), com a ajuda da impressora 3D.

Já pensou na variedade de coisas que pode criar com uma impressora 3D?

gráfica porto workstation

    Como nos encontrou?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Com dúvidas?