Está a usar a psicologia das cores para aumentar as suas vendas?
As cores têm um efeito incrível no nosso cérebro. As diferentes cores que vemos tem a capacidade de influenciar o nosso humor. Elas atuam no nosso organismo através do cérebro e transmitem-nos mensagens que nos fazem tomar ações ou despertam emoções em nós.
Conhecer como funciona a psicologia das cores e quais os principais sentimentos que associamos a cada cor quando esta está ligada a uma marca, dá-nos o poder de transmitirmos as mensagens certas para os consumidores e obviamente aumentar as nossas vendas.
Neste artigo vamos partilhar consigo o significado de cada cor e como é que as pode aplicar nas suas Estratégias de marketing.
Porque devemos estar atentos ao significado das cores?
Conhecermos os diferentes significados das cores, para o marketing, permite-nos usar as cores como forma de transmitir e proporcionar experiências aos consumidores dentro da nossa comunicação.
As cores e os símbolos são dos elementos mais importantes na identidade visual de uma marca. Isto porque as cores despertam emoções e sentimentos específicos e universais, que devemos usar para a nossa vantagem.
Ao conhecermos bem os valores e a mensagem da nossa empresa, podemos transmiti-la não só através das nossas palavras, mas também de todos os elementos visuais que usamos nas nossas campanhas publicitárias.
Tudo começa com a mensagem que quer transmitir.
As nossas comunicações visuais, especialmente através das cores, ajudam-nos a transmitir aos clientes os seguintes pontos da identidade da marca:
- O propósito do negócio
- Seu modelo de negócio
- Seu público-alvo
- Os preços que podem ser esperados nos produtos
- As temáticas abordadas.
Todos estes elementos, bem como a personalidade da marca, devem ser tidos em conta quando estiver a escolher as melhores cores para si.
Como funciona a psicologia das cores?
A psicologia das cores estuda como é que determinada cor é pressionada pelo ser humano. Através dela conseguimos entender como é que o cérebro processa as informações que são recebidas pelos nossos olhos. Ela ajuda-nos a entender quais os efeitos de cada cor no nosso estado de humor, e quais os sentimentos, ou desejos, que cada uma nos desperta.
Contudo é importante lembrar que quando falamos em psicologia das cores, estamos a falar aplicado ao marketing. É diferente o efeito que o azul tem em nós na decoração, por exemplo, daquele que tem quando está associado a uma marca.
O significado de cada uma no Marketing
Investir tempo pensando na cor que vai representar o seu negócio é uma decisão que pode impactar em todas as suas vendas. Por isso a psicologia das cores não deve ser ignorada.
Ora veja os principais significados atribuídos a cada cor no marketing:
Amarelo
Para a grande maioria das culturas, o amarelo está associado ao sol. Por isso, esta é uma cor muito associada à criatividade e ao entusiasmo. É também associada à positividade, clareza e calor.
No marketing é muito utilizado em botões que impulsionam o consumidor a tomar uma ação, por ser uma cor muito chamativa. Contudo é também uma cor que pode ser associada ao perigo e à necessidade de termos cuidado.
Por isso, se quisermos utilizar esta cor para produtos alimentares ou produtos de limpeza, por exemplo, devemos ter cuidado com o tom de amarelo escolhido para não transmitirmos uma mensagem de perigo ou contaminação.
Laranja
A cor de laranja é uma cor chamativa. Por ser derivada do vermelho, esta cor também transmite sensações de alegria e estimula o consumidor a realizar uma ação.
Ideal para marcas que querem transmitir uma ideia de acessibilidade e espírito jovem.
Vermelho
O vermelho é uma cor que nos transmite urgência. Através de vários estudos da psicologia das cores, conseguimos saber hoje que esta cor aumenta a tensão arterial e os batimentos cardíacos. Para além disso é uma cor alegre e vibrante, que nos transmite uma sensação de alegria. Não é por acaso que é a cor da coca-cola!
Azul
O azul é uma cor que nos remete para o mar e para o céu, dois elementos conhecidos por nos transmitirem uma sensação de confiança e tranquilidade. Esta cor é associada à paz e é ideal para marcas que pretendem transmitir uma mensagem de estrutura, nas quais podemos confiar.
Verde
O verde é sem dúvida a cor da natureza, e por isso é a preferida de marcas relacionadas a tudo o que é natural sustentável e amigo do ambiente. Produtos orgânicos e biológicos, ou produzidos de forma sustentável estão geralmente associados à cor verde.
Mas esta cor também está associada ao equilíbrio, harmonia, saúde e a frescura.
Roxo
Esta cor é muito utilizada em negócios associados ao bem-estar, produtos de beleza e estética. É também uma cor que nos desperta sensações de calma sabedoria e respeito.
Rosa
O cor-de-rosa é muito associado à delicadeza, inocência e romantismo. Contudo, hoje em dia está também muito associada à modernidade, e por isso é muito utilizado em marcas que pretendem transmitir uma mensagem de inovação e diferença face ao mercado atual.
Branco
O branco é uma cor neutra e calma. Quando associada a uma marca ela transmite uma sensação de competência, organização, pureza e limpeza.
Negócios relacionados com a saúde ou alimentação podem beneficiar da cor branca, por esta passar uma mensagem de higiene.
Preto
Para além de estar associado ao luto e a tristeza, o preto também é símbolo de força, elegância, solidez, modernidade e poder. Não é por acaso que muitas empresas no segmento da moda optam por esta cor, uma vez que ela transmite uma ideia de luxo e sensualidade.
Castanho
Esta cor está muito associada à resistência, estabilidade e simplicidade. Lojas de design de interiores, produtos gourmet ou produtos orgânicos usam o castanho para transmitir uma mensagem de junção da natureza com elegância e seriedade.
Cinzento
O cinzento transporta-nos para o futuro. Esta cor transmite-nos uma sensação de modernidade, mas também de um futuro responsável e sólido. Por isso é a preferida de empresas de tecnologia.
Como escolher as melhores cores para si?
É certo que, embora as emoções despertadas pelas diferentes cores sejam mais ou menos universais, é importante pensarmos bem nas cores que queremos associar às nossas marcas, para transmitirmos a mensagem pretendida.
Então, reflita sobre os seguintes tópicos:
Faça pesquisas sobre a cultura e dia a dia do seu público-alvo: cores podem mudar muito de significado dependendo de religiões, grupos étnicos, história da região, superstições entre muitos outros fatores
Ofereça contexto: outros elementos gráficos devem reforçar o significado da cor.