logotipo vs marca

Logotipo e marca, será que são a mesma coisa? Descubra as principais diferenças entre estes dois elementos principais da estratégia de comunicação da sua empresa.

O processo de criação de uma marca é um processo complexo que envolve muitos elementos e muitas decisões. Contudo, existem algumas pessoas que ainda acreditam que para ter uma marca basta definir um nome e criar um logotipo.

Para que entenda as principais diferenças entre um logotipo e tudo o que envolve a construção da sua marca, criamos este artigo para si.

logotipo marca

O que é um logotipo?

O logotipo é a representação do nome da empresa de uma forma estilizada, com o objetivo de representar o nome da marca.

Cada organização, ou empresa, deve ter um logotipo único e exclusivo. Ele deve ser pensado de acordo com a identidade da marca e a mensagem que queremos que esta transmita. Ou seja, um consumidor deve ser capaz de identificar apenas olhando para o logotipo, de que marca se trata e qual a sua área de negócio.

Idealmente, o logotipo deve ser constituído pelo nome da empresa e um símbolo que a represente. Este símbolo é utilizado como uma abreviação do logotipo em contextos em que este não cabe, e também para sintetizar os valores, princípios e personalidade da marca.

Alguns dos exemplos mais conhecidos são a maçã da Apple, que simboliza a inovação e rebeldia, tão característicos dos produtos da marca, ou o grande M da McDonald ‘s.

marcaO que é uma Marca?

Ao contrário do logotipo que é criado por nós, e sobre o qual temos o total controlo, a marca é um produto do conjunto de experiências que várias pessoas têm com a empresa, e os seus produtos, ao longo do tempo.

Ou seja, a marca é a ideia que as pessoas têm em mente quando pensam na sua empresa. É através de um conjunto de pistas físicas e emocionais que vamos deixando em todos os momentos de contacto com os consumidores, que a imagem da nossa marca vai sendo construída.

Muito mais do que um logotipo, a marca é constituída pelo nome, produtos, identidade visual, equipa, serviços, atendimento ao cliente de cada empresa.

Através de todos estes pontos de contacto, vamos criando imagens e associações distintas na mente dos consumidores, que se traduzem depois na imagem geral da nossa marca.

Então, se são diferentes, porque é que confundimos logotipo e marca?

Talvez estes conceitos se confundam, na cabeça de algumas pessoas, por funcionarem em conjunto. Sem um logotipo não podemos ter uma marca, mas o logotipo não é a marca em si.

Além disso, o logotipo que decidimos associar a nossa marca está intimamente ligado com a nossa identidade visual. No mundo em que as pessoas estão cada vez mais ocupadas é importante conseguirmos comunicar os valores e os princípios da marca através dos símbolos que a representam. Isto porque cada vez menos dispomos de tempo de atenção do consumidor.

Então, é importante sermos intencionais na forma como escolhemos os elementos visuais que vamos associar à nossa marca. Sabendo que as cores, os símbolos e os tipos de letra que optamos por usar transmitem uma mensagem inconsciente ao consumidor, devemos começar por entender qual é esta mensagem que a marca quer passar.

Pense numa marca que gosta muito, analise o seu logotipo e as diferentes experiências e interações que já teve com essa marca. Quais são os sentimentos que tem associado àquela marca em particular?

Será que aquela marca o faz sentir alegre ou divertido? Será que transmite uma mensagem de luxo e elegância? Ou por outro lado é uma marca acessível e para todos os bolsos?

Observe todos os elementos da marca, e pense em quais é que são aqueles que lhe transmitem essas informações.
E agora olhe para a sua marca. Qual é a mensagem que quer transmitir? O que é que gostava que dissessem sobre a sua marca quando você não está na sala?

Analisando diferentes marcas, e com algumas pesquisas na internet, certamente irá conseguir entender quais são os elementos que melhor se adequam a mensagem que a sua marca quer transmitir.

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