Menu de restaurante

Se tem um restaurante, café ou bar de certeza que precisa de ter um menu. Certo?

Criar um menu para o seu restaurante é muito mais do que colocar uma lista com todos os produtos que tem à disposição para os seus clientes. Na verdade, este é o primeiro ponto de contacto dos seus clientes com os pratos e bebidas que tem à venda para eles. E por isso o seu design é fundamental para as suas vendas.

Além disso, não é qualquer tipo de material que é bom para imprimir o seu menu. Para o ajudar a criar um menu de sucesso para o seu estabelecimento criamos este guia.

Elementos de um bom menu de restaurante

Antes de começar a decidir o design é importante que faça uma lista de todos os pratos e bebidas que pretende incluir na sua ementa. Embora possa ser tentador oferecer o maior número de alternativas possíveis, recorde-se que o cérebro do ser humano é preguiçoso e odeia tomar decisões. Por isso, quando o assunto é elementos no menu – menos é mais.

Se de qualquer das formas fizer questão de disponibilizar 30 pratos diferentes no seu menu, pode criar uma zona de pratos do dia, ou especialidades da casa, com menos ofertas, e uma zona separada com todos os outros pratos à disposição.

 

O que ter em conta na escolha do design do menu de restaurante?

Depois de saber qual a informação que deve conter o seu menu é altura de definir qual o seu aspecto.

Preste atenção aos seguintes elementos:

Defina o seu público-alvo

Saber quem são os clientes que espera receber no seu restaurante, ou bar, é fundamental para definir qual o design mais apropriado. Dependendo da idade, interesses e estilo de vida dos seus clientes poderá optar por um design mais jovem, sofisticado ou até inspirado em elementos da natureza.

Coloque toda a informação importante de forma clara

Todos os elementos presentes no seu menu devem conter de forma clara qual o seu preço, os seus ingredientes e possíveis alergénios. Isto irá permitir ao cliente escolher os pratos com maior segurança, e despertar o seu interesse para determinadas iguarias.

Hierarquize a informação

Independentemente do número de pratos que deve incluir no seu menu, é inevitável que este contenha muita informação. Então opte por agrupar a informação da seguinte forma:

  • No primeiro grupo adicione alimentos que estimulam o apetite dos seus clientes, como as entradas, petiscos e sopas.
  • No segundo grupo adicione pratos e alimentos leves, como as saladas, tostas e sandes.
  • Em terceiro lugar, adicione os pratos de carne e os pratos de peixe.
  • No quarto grupo adicione as bebidas
  • E, por fim, adicione a parte das sobremesas

Seja coerente com a sua Identidade Visual

O menu também é um elemento importante no branding do seu restaurante, e por isso, ele deve estar alinhado com os elementos que definiu para a sua identidade visual, como logotipo, cores e tipos de letra.

Escolha os materiais de impressão

Depois de definido o design do seu menu e deste estar pronto para imprimir, é altura de escolher os melhores materiais para a sua impressão.

Cuidado com as tintas

Nem todas as tintas de impressão são indicadas para menus ou ementas, especialmente se estas puderem estar em contacto directo com a comida, por exemplo, através de individuais de mesa. Escolha uma gráfica que lhe permita imprimir com tintas que possam entrar em contacto com alimentos, sem os contaminar.

Pense no ambiente

Imprimir menus, ou individuais de mesa, para o seu restaurante, deve ser um ato bem pensado, uma vez que tudo o que imprimimos produz uma pegada ambiental.

Sempre que possível, opte por soluções plastificadas, uma vez que estas podem ser reutilizadas durante mais tempo.

Se precisar mesmo de recorrer a soluções descartáveis, opte por uma gráfica como a WorkStation, em que todos os equipamentos e materiais utilizados são amigos do ambiente.

impressão porto workstation

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