marketing offline

Hoje em dia fala-se muito do marketing digital, mas não nos devemos esquecer do potencial que o marketing offline pode trazer para as nossas empresas.

O marketing offline é caracterizado por um conjunto de ações de divulgação que acontecem fora do universo digital. Ele é composto por campanhas de divulgação física como outdoors, flyers e muito mais.

Fique atento para descobrir quais as ferramentas da marketing offline que pode usar para aumentar as suas vendas.

Diferenças entre marketing online e marketing offline.

A internet é uma ferramenta espetacular para divulgarmos os nossos negócios. Ela permite-nos contactar com potenciais clientes em todo o mundo, através de um simples click. Contudo, para negócios locais, depender apenas dos recursos disponibilizados pelo marketing online pode ser um tiro no pé.

O Marketing offline, ou seja, fora dos canais digitais, ainda nos oferece muitas possibilidades, e não deve de todo ser colocado de lado.

Este tipo de publicidade tem como objetivo difundir a marca, e atrair novos potenciais clientes, através dos meios de comunicação mais tradicionais, e da divulgação física. O recurso a este tipo de publicidade tem também um papel importante no posicionamento e no branding da marca.

Vejamos algumas das principais diferenças entre o Marketing Offline e Online:

  • Público: se por um lado o público impactado pelo marketing offline é geralmente menos qualificado, porque ele é visto por qualquer pessoa, ele também tende a ter um maior número de pessoas impactadas.
  • Custo/Benefício: algumas ações de marketing offline tendem a ser mais dispendiosas do que a maioria das ações de marketing online. Isto deve-se ao facto de alcançarem mais pessoas.
  • Medição de resultados: Os modos de mensurar os resultados desses dois tipos de estratégias são bem diferentes, lembrando que, na maior parte dos casos, o Marketing Offline serve para reforçar o nome da sua marca no mercado.

Por isso, é preciso medir a eficiência de uma campanha pelo número de pessoas que visitam sua loja, por exemplo.

Vantagens do Marketing Offline

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as estratégias de Marketing Offline não são apenas para grandes empresas. Apenas é necessário adequar as ações a implementar ao orçamento disponível.

Por exemplo, no caso de pequenos negócios locais, é possível usar a distribuição de flyers.

As empresas de médio porte podem usar o Marketing Offline para atingir e conquistar novos consumidores por meio de outdoors ou anúncios em estações de rádio locais. Já as grandes empresas, podem investir em anúncios de televisão.

E independentemente da dimensão, todas as empresas podem fazer eventos de divulgação, ou lançamentos de novos pontos de venda, produtos ou serviços.

Estas são as principais vantagens do Marketing Offline:

  • Maior alcance.
  • Maior credibilidade e posicionamento da marca,
  • Relacionamento mais próximo com o consumidor.

Ideias que pode aplicar no seu negócio

Eventos

Uma das estratégias de marketing offline mais eficaz para fazer networking e conquistar novos clientes é a participação em feiras e eventos. Embora o aluguer de alguns destes stands possa ter um custo elevado, representa uma oportunidade única de estar em contacto direto com centenas de potenciais clientes.

Saiba como se preparar o seu expositor para uma feira.

Brindes

Distribuir brindes úteis para os nossos clientes, ou potenciais clientes, é das estratégias de marketing offline mais inteligentes que pode adotar. Isto porque, não só estará a aumentar as emoções positivas que aquelas pessoas têm sobre a marca, como também, cada vez que essa pessoa usar o brinde, estará a divulgar a existência da mesma.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com essa estratégia. O primeiro é não cair no lugar comum e fazer brindes genéricos. Quando isso ocorre, o mais provável é que caia no esquecimento e seja apenas mais um. Portanto, fuja das canetas, chaveiros e bloquinhos, a menos que vá fazer algo diferenciado neles.

Parcerias

Para negócios mais locais, é muito inteligente criar parcerias com outros negócios na região, que também sejam frequentados pelos seus potenciais clientes.

Estratégias locais

Programas de fidelização, através de cartões e sistemas de pontos, são sempre uma boa ideia. Outra forma de manter as pessoas mais próximas da sua marca é premiar os clientes que indicam outros. Além de motivar o consumidor a recomendar a sua marca, é uma oportunidade de atrair cada vez mais clientes.

Recolha contactos de clientes

É de extrema importância reunir todos os dados sobre os seus clientes, o que pode ser bastante facilitado com o uso de CRMs. Isso garante, não só melhoria na criação de campanhas, mas estabelece um relacionamento mais próximo. Muitas vezes, lembrar a data de aniversário é um detalhe que faz a diferença para o seu cliente e pode fazer com que ele retorne.

Outdoors e cartazes

Todos os dias, sempre que saímos de casa, passamos por várias campanhas de comunicação diferentes, mas quantas é que nos ficam na memória? Conseguir destacar-se na comunicação exterior, não é tarefa fácil. Se o seu objetivo for não deixar as pessoas indiferentes, é essencial apostar em estratégias de comunicação ousadas e originais. Apenas as campanhas que são lembradas é que o vão conseguir ajudar a cumprir o seu objetivo: aumentar as vendas.

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