novo funcionário

Como é que pode receber um novo funcionário na sua empresa, de forma a assegurar a sua integração rápida, e o tornar numa mais valia para a equipa?

Terminado o processo de recrutamento, depois de se ter apaixonado pelo currículo e as entrevistas terem superado as suas expectativas, está na hora de preparar a integração do seu novo funcionário na empresa.

Adicionar um novo elemento a uma equipa já formada, e habituada a trabalhar em conjunto, pode ser um desafio. Por um lado é importante que a pessoa se sinta bem recebida e rapidamente consiga conhecer os cantos à casa. Por outro lado, não queremos que este novo elemento venha distrair ou atrasar o trabalho já em curso.

Preparar de forma adequada o acolhimento a este novo colaborador é fundamental para que este se torne produtivo o mais rapidamente possível, vai determinar a sua percepção do local de trabalho e também facilitar a sua integração na equipa.

Conheça algumas das nossas dicas para acolher e integrar um novo colaborador.

1. Faça um comunicado oficial

Não há nada mais simpático do que umas boas vindas. Lançar um comunicado oficial sobre as novas contratações e as respetivas funções que irão desempenhar faz com que, não só o novo funcionário se sinta bem acolhido, como também irá facilitar ao resto da equipa saber quem são os novos colaboradores, e quais as suas funções.

2. Convide-o para uma visita guiada

Independentemente da função do novo funcionário, é importante que este seja familiarizado com os cantos à casa, e todos os processos que compõem as diferentes operações de toda a empresa.

kit boas vindas

3. Kit de Boas vindas

Quem já começou um emprego novo sabe que não é fácil memorizar toda a informação nova de uma só vez. Assim, a criação de um kit de boas vindas é fundamental para que o novo funcionário se sinta mais seguro neste processo.
Ele pode conter informações sobre a empresa, regras de funcionamento do escritório, dados sobre benefícios, folgas, expediente em feriados, horas extra, uma lista das dúvidas mais frequentes de quem se junta à empresa e até alguns miminhos extra, como um mouse pad ou uma caneca personalizada.

4. Promova o convívio

É certo que não precisamos de ser todos amigos no local de trabalho, contudo, passamos grande parte do nosso dia com essas pessoas, e por isso é importante termos uma relação saudável.

No primeiro dia de trabalho, será simpático que alguém o convide o novo funcionário para almoçar. Uma conversa fora do ambiente de trabalho permite aos novos colegas saber mais sobre aquela pessoa e descobrir pontos em comum que sirvam como ponto de partida para o aprofundamento da relação.

receber novo funcionário

5. Prepare a zona de trabalho

Deixe a zona de trabalho do novo funcionário com todos os materiais que este irá precisar para a sua função, bem como algum material básico de escritório e uma lista das credenciais que irá usar para aceder ao sistema da empresa.

6. Kit Sustentável

A sustentabilidade é uma pauta que está em alta e um assunto muito importante a ser adotado pelas empresas. Um kit pensado nisso pode ser um bom presente de boas-vindas ao novo colaborador.

Alguns itens que podem compor o kit: ecobag, caneca ou copo, palhinha de inox reutilizável, bloco de notas com papel reciclado, além de informações sobre as medidas que estão a colocar em prática para tornar o local de trabalho mais verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Com dúvidas?