sinalética de segurança

A sinalética é indispensável para todos em todos os espaços comerciais. É através dela que chamamos a atenção para sinais de perigo, saídas de emergência, informamos onde se localizam os diferentes locais no espaço e até quais as promoções que o cliente não pode perder durante a sua visita.

Quer seja no escritório corporativo da sua empresa ou na sua loja, é inevitável o recurso a estes sinais. Mais do que meros indicadores, eles são também parte da decoração e uma extensão da imagem da sua marca.

Toda a imagem institucional deve ser bem definida para ir de encontro à identidade da marca. Dos uniformes, até a sinalética, as cores, os formatos e os estilos precisam de ser coerentes, para que as pessoas consigam ver a sua empresa como sólida.

Venha conhecer melhor os diferentes tipos de sinalética que precisa de ter no seu espaço comercial e como é que pode tirar melhor partido dela.

O que é a Sinalética?

A sinalética é o conjunto de sinais e indicações que são dados através dos mais variados suportes, sobre o espaço onde a pessoa se encontra.

Podem ser na forma de placas, desenhos no chão, pinturas nas paredes, adesivos e muitos outros. O objetivo final é que estes sinais ajudem tanto a sua equipa, na sua rotina diária, como clientes e parceiros que o visitem.

A sinalética corporativa pode ser dividida em três categorias:

  • Sinalética de segurança: são as placas que indicam perigo, ou o que fazer em caso de perigo como,
  • Sinalética arquitetónica: serve para orientar parceiros e clientes de onde podem encontrar as salas que procuram, dentro do espaço.
  • Sinalética promocional: usada para chamar a atenção do cliente para alguma promoção ou produto.

Sinalética de segurança

Este é o tipo de sinalética sobre o qual temos menos controlo. Todas as necessidades de sinalética de segurança estão legisladas, são obrigatórias e devem obedecer aos requisitos previamente definidos.

Se é proprietário de um estabelecimento comercial ou escritório deverá efetuar um registo de segurança ou procedimentos de prevenção contra incêndio. É obrigatório por lei e, se o não fizer, poderá vir a ser surpreendido com uma coima que poderá ir até aos 2.750€, se for pessoa singular, ou 27.500€, se for pessoa coletiva

Este tipo de sinalética ainda dividido indiferentes subcategorias.

Sinais de obrigação

Estes são os famosos sinais redondos e azuis que tem como objetivo indicar os comportamentos e procedimentos obrigatórios naquele espaço.

sinalética de segurança

Sinais de perigo

Estes sinais são triangulares, com fundo negro sobre o amarelo, e chamam à atenção para perigos existentes, fazendo com que as pessoas tomem as devidas precauções.

Sinalização de emergência

A sinalização de emergência é retangular, ou quadrada, e geralmente tem um símbolo branco sobre um fundo verde. Esta tem como objetivo indicar as saídas de emergência, direcções de fuga e localizar alguns equipamentos úteis em caso de incêndio, fuga de gás, etc. É importante que estes sinais sejam fotoluminescentes, para que sejam visíveis no escuro.

sinalética de segurança

Sinais de proibição

Estes sinais são redondos, com fundo branco e um símbolo em negro com uma faixa vermelha. Indicam proibições de determinados comportamentos ou passagens.

sinalética de segurança

Sinalização de combate a incêndios

Esta sinalização pretende localizar facilmente os equipamentos de combate a incêndios, como extintores ou telefones de emergência, e é retangular, ou quadrada, com símbolo branco sobre fundo vermelho.

Toda esta sinalização deve ser colocada em locais determinados pela lei numa posição de alta visibilidade.

Acompanhado da sinalética de segurança deve também elaborar um plano de segurança e submetê-lo à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Se for proprietário ou responsável pela exploração do edifício deve solicitar a apreciação num prazo até 30 dias antes da utilização do espaço, caso este corresponda a uma construção nova, alterada, ampliada ou com mudança de uso.

Sinalética arquitetónica

Este tipo de sinalética serve para orientar as pessoas no espaço. Ela transmite-nos indicações de onde ficam as
casas de banho, onde está o elevador, e mais orientações gerais sobre em que zona do espaço estamos, e como nos deslocarmos para outro.

Antes de começar a distribuir placas por todo o espaço é importante entendermos quais os nossos objetivos com cada um destes sinais, bem como a identidade da marca.

Dependendo do contexto esta sinalização deve conter elementos diferentes. Por exemplo, lojas de brinquedos das casas de banho usando personagens de animação conhecidas. Já um escritório de advogados deve manter uma certa sobriedade usados na sua sinalética arquitetónica.

Então, estes diferentes sinais devem ser recebidos de acordo com a cultura da empresa e o público que irá usufruir daquele espaço.

sinalética arquitetónica
Cortesia NÚCLEO DE DESIGN GRÁFICO AMBIENTAL
sinalética arquitetónica
Cortesia ClapVisual.
sinalética arquitetónica
Cortesia Simon Mellor

Sinalética Promocional

Esta sinalética tem como objetivo aumentar a exposição de certos produtos para o consumidor, ou comunicar determinadas campanhas promocionais. Estes podem também ter diferentes formatos tais como:

Stopper

Peça aplicada em posição perpendicular às prateleiras. Se o seu objetivo é atrair a atenção do consumidor para alguma promoção ou lançamento, este é o formato ideal. Lembre-se sempre de que ela deve ser aplicada sempre na altura dos olhos do consumidor.

Wobbler

Imagine um pop-up físico, que sobressai diante dos produtos nas prateleiras. Indicado para anunciar lançamentos, promoções e benefícios, e deve ter uma mensagem objetiva e de alto impacto.

Adesivo de piso

Lembre-se da segurança e da qualidade do material quando pensar em um adesivo de chão. Materiais antiderrapantes e de alta resistência são os mais indicados. Afinal, pessoas vão transitar pelo local de venda a todo tempo.

Elabore adesivos com elementos visuais atrativos e priorize a aplicação próxima ao local de exposição da mercadoria.

Móbiles

Como o próprio nome já indica, consiste em estruturas que permitem pendurar peças no teto para atrair os olhos do consumidor.

Banner promocional

São estruturas portáteis, que podem ser estáticas ou apresentar um visual mais inovador, com movimento e mensagens customizáveis. Adaptam-se a diferentes locais e podem levar qualquer tipo de informação ao consumidor.

Qualquer que seja o tipo de sinalética que vai adicionar ao seu espaço comercial ( à exceção da de segurança), lembre-se de que esta deve estar alinhada com os objetivos da marca e o seu público.

sinalética promocional
Cortesia Design Bundles
sinalética promocional
Cortesia Envato Elements

Se quiser começar hoje a conceber os sinais para o seu espaço comercial peça hoje o seu orçamento à WorkStation.

Caminhamos consigo de forma sustentável desde a concepção até a instalação.

    Como nos encontrou?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Com dúvidas?