marketing empresarial

Conheça as estratégias de marketing empresarial que deve começar a aplicar ainda hoje.

O Marketing Empresarial é uma ferramenta essencial para a construção da imagem de cada empresa no mercado. São as estratégias definidas que posicionam a marca junto do público e a diferenciam dos concorrentes.

Não existem grandes segredos para traçar uma estratégia vencedora, mas é necessário que estabeleça um plano, defina objetivos e escolha as ações a tomar para as alcançar.

O que é Marketing Empresarial?

O Marketing Empresarial é o conjunto de estratégias, online e offline, a serem implementadas a curto e a médio prazo, com o objetivo de aumentar a visibilidade da empresa, aumentar a sua base de clientes e, consequentemente, o seu lucro. Além disso, é feito um estudo, com o objetivo de analisar todas as necessidades da empresa e as metas a serem alcançadas.

Estas estratégias incluem diretrizes de como devem ser os procedimentos, desde a produção do produto, passando pela integração de novos colaboradores, até ao ponto de venda.

Vale lembrar que, como em qualquer estratégia de marketing, o sucesso das ações depende bastante do comprometimento dos colaboradores da empresa. Ou seja, é importante que todos os colaboradores estejam envolvidos para atingir os objetivos.

Resumidamente, podemos entender o conceito como o próprio nome indica: estamos falando do marketing voltado a empresas. É um instrumento para a consolidação da marca no seu nicho de mercado.

marketing empresarial

Como definir uma estratégia de Marketing Empresarial?

O planeamento estratégico é fundamental para que possa traçar um plano de marketing empresarial que lhe dará os resultados que deseja. Cada marca é única, e por isso não podem existir duas estratégias iguais.

Contudo, para criar a estratégia para a sua empresa deve ter em consideração os seguintes pontos:

Produto

Que produtos ou serviços é que a sua empresa oferece? Que problemas, ou necessidades é que estes produtos resolvem na vida do cliente?

Reflita sobre os benefícios e os fatores diferenciadores do seu produto, e de que forma é que a sua estratégia pode evidenciar essas caracteristicas. Lembre-se que todas as decisões de compra são feitas com base na oportunidade de resolver um problema, e o seu cliente quer verdadeiramente saber como é que o seu produto o pode ajudar.

Preço

O valor que atribuímos aos produtos e serviços também transmitem uma mensagem sobre o seu posicionamento e qualidade.

Um preço mais alto pode passar a impressão do produto ter uma melhor qualidade. Por outro lado, preços mais baixos podem ser mais atrativos e, por isso, tendem a ser a escolha da maioria das pessoas.

Entenda o seu cliente e qual o preço que este estaria disposto a pagar pelo seu produto.

Praça

Quando falamos em praça, estamos a referir-nos ao ponto de venda. Onde é que os seus produtos podem ser comprados? Desde a sua loja online, à sua loja física, passando pela exposição do seu produto em grandes superfícies comerciais, é importante conhecer bem o ponto de venda em que os seus produtos irão aparecer disponíveis ao cliente.

Promoção

Neste ponto, deve concentrar-se em entender de que forma é que irá divulgar os seus produtos ou serviços. É preciso certificar-se que escolhe os canais de comunicação mais utilizados pelos seus clientes para garantir que é visto pelas pessoas certas.

Definir objetivos

Os objetivos do marketing empresarial podem ser gerais ou específicos, e devem ser estar já incluídos no seu Briefing de campanha. 


Depende muito daquilo que a sua empresa deseja alcançar, seja no curto, no médio ou no longo prazo, e geralmente estão incluídos no seu plano de marketing.

Em primeiro lugar, é bom recordar-se que estes objetivos devem ser SMART, ou seja Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Tangíveis.

Alguns exemplos de objetivos que pode estabelecer na sua estratégia de marketing empresarial:

1. Aumentar as vendas

Quem é que não quer vender mais? Mais do que desejar aumentar as vendas, a nossa estratégia deve incluir uma meta específica, por exemplo aumentar em 10% a faturação nos próximos 12 meses, ou conquistar cinco novos clientes por mês em determinado período.

2. Fidelizar clientes

Sabemos que é mais fácil (e barato) vender mais a quem já foi nosso cliente, do que angariar clientes novos. Então, implementar estratégias que fidelizam clientes podem ser um dos objetivos da sua estratégia de marketing empresarial.

Estratégias como o recurso a cartões de fidelização, ou ofertas para clientes especiais, aliados a uma experiência surpreendente pela positiva.

3. Envolver a equipa

O marketing empresarial, para além de se focar no público em geral, também pode definir estratégias para envolver os colaboradores, e aumentar o sentimento de pertença.

Colaboradores que vestem a camisola da marca são mais produtivos e mais prováveis de falar sobre os produtos da empresa à sua rede de contactos.

Dentro de várias ações, pode adotar estratégias como eventos internos, como fazemos na WorkStation, mas também oferecer brindes personalizados, ou prémios de desempenho.

Soluções criativas a utilizar

Para saber quais as melhores estratégias de marketing empresarial para a sua empresa, é essencial que conheça bem o seu público.

Pense de que forma é que pode tornar a forma como a sua marca se apresenta mais atrativa para ele, em todos os pontos de contacto.

 

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