tendências de design

Um novo ano está a chegar e com ele novas tendências de design. Venha descobrir quais as tendências a que deve estar atento em 2022!

Aquilo que vivemos em 2020 irá certamente continuar a influenciar as tendências de design dos próximos anos. Num mundo marcado por uma crise pandémica, o surgimento de movimentos sociais como o Black Lives Matter, as recentes mudanças políticas globais e uma crise climática eminente, é impossível que as tendências de design não transmitam o mundo em que hoje vivemos.

Mas, então, quais são as inovações do design marcaram o cenário em 2022?

1. Representação de todos os tipos de pessoas

Nunca como hoje se falou tanto em inclusão e em diversidade. E cada vez mais os consumidores esperam que as marcas tomem uma posição relativamente a problemas sociais emergentes.

Acabou a era em que os materiais publicitários das marcas incluíam apenas pessoas correspondentes aos arquétipos de beleza. O seu consumidor espera que nas suas fotos ilustrações apareçam pessoas com todos os corpos e de todas as etnias. Eles procuram ver pessoas reais, e que se parecem com eles.

2. Infográficos apelativos e divertidos

Esta é uma tendência já vimos acontecer no ano passado. Com todas as mudanças que aconteceram no mundo, a nossa vida foi invadida por infográficos, com informações úteis e essenciais, para que possamos entender o que se está a passar à nossa volta, mas muitas vezes pouco apelativos e difíceis de entender.

Infográficos fáceis de compreender e com um toque de humor são os segredos para as marcas que se quiserem diferenciar e criar uma relação de confiança com os seus consumidores

3. Fundos de cores vibrantes

Ao contrário do que se verificou no ano passado, em que, na procura de alguma sensação de tranquilidade, os consumidores procuravam tons mais neutros, em 2022 as cores ousadas e vivas voltam ao poder.

Mas isto não significa que fomos do 8 ao 80. Estas cores mais fortes encontram agora o seu espaços em plano de fundo, e com o objetivo de destacar os elementos visuais, dando-lhes a força para passarem a sua mensagem num ambiente tão cheio de excesso de informação.

Tenha atenção para que esta cor usada no plano de fundo não interfira com a legibilidade dos outros elementos gráficos.

4. Ícones e ilustrações coloridas

Para além dos fundos, estas cores mais vivas podem também aparecer nos ícones e ilustrações. Os ícones, devido a sua linguagem internacional, sempre foram uma das formas de tornar a informação presente nos seus designers mais acessíveis ao público.

Já as instruções veem finalmente a sua popularidade a voltar. Nos últimos anos, temos dado preferência fotografias ou imagens de stock, mas hoje as ilustrações são a tendência.

5. Fontes com serifas

Esta também é uma tendência que se transportou de 2021. Apesar de serem as fontes que existem há mais tempo, estas tinham saído de cena para dar lugar a tipos de letra mais modernos. Contudo, num mundo conturbado, as fontes com serifa transmitem-nos a confiança e a nostalgia de que tanto precisamos.

6. Memes

Toda a gente adora memes, e eles estão em todo o lado. Eles aparecem nos nossos blogs preferidos, nos grupos de conversa dos amigos e família, e chegam a ser tão partilhadas nas redes sociais que se tornam virais. Existe um meme para todas as ocasiões e tudo pode ser transformado num meme.

Por todas estas razões, os memes de marcas são hoje em dia indispensáveis. Os melhores memes são os mais simples, e aqueles conseguem dizer tanto, mesmo sem contexto.

7. Citações

Lembra-se de quando, há uns anos atrás, as citações estavam tão na moda, que chegamos mesmo a enjoar delas? Pois é, elas estão de volta!

Mas com uma diferença: não são as mesmas citações inspiradoras de antes. Em vez disso, as frases compartilhadas em visuais de marketing têm mais a ver com educação do que com inspiração.

8. Screenshots

Já há muito tempo que as marcas já partilhavam conteúdo produzido para uma rede social, em outros meios de comunicação. A diferença é que estes prints, ou screenshots, estão a ganhar cada vez mais popularidade.

Esta é uma tendência que vem ajudar em muito a produção de conteúdo multiplataforma, e que lhe permite não só espalhar a mesma mensagem por vários meios, como também economizar tempo e esforços.

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